Pular para o conteúdo principal

CASAMENTO NA CORÉIA DO SUL - PARTE 1 : REGISTRO CIVIL



Contei para vocês como conheci meu marido e quando decidimos oficializar nossa união. Mas sendo estrangeira eu deveria estar preparada para a enxurrada de documentos eu precisaria para casar aqui.


Primeiro gostaria de dizer que o casamento civil na Coréia do Sul é bem diferente do que acontece no Brasil. Ai estamos acostumados a ir ao cartório, toda arrumada, com a presença da família e testemunhas e depois alguma breve recepção.

Fonte: Kellyfontes

Deleta tudo isso! Aqui é tipo: to aqui em casa de bobeira, vamos ali casar? rsrs. Tudo muito objetivo, é como ir se matricular numa faculdade.

Sendo brasileira, que documentos vou precisar?Vou tentar dar um passo-a-passo para simplificar:

1. Antes de vir para Coréia, providencie a segunda via da sua certidão de nascimento (você irá precisar muito dela).

2. No site da Embaixada do Brasil em Seul preencha o formulário de Declaração de Estado Civil e peça para duas testemunhas assinarem e reconheça em cartório as assinaturas. Também tire uma cópia autenticada dos documentos das testemunhas.

3. Ao chegar na Coréia, visite a Embaixa do Brasil (que fica próximo ao Palácio Kyongbok-gung, acesse o link para ver o endereço ) com os documentos solicitados no site (leia com atenção) e peça a emissão Declaração Consular de Estado Civil (você vai precisar dela para casar ), e também deverá fazer um pagamento de 22,500won. O documento fica pronto de 3-5 dias úteis.

Embaixada do Brasil em Seul

4. A emissão do documento é em inglês e por isso você precisará encontrar alguém que o traduza para coreano (achar esse alguém é meio complicado mas não impossível).

5. Com o documento traduzido, você já está apta a casar. Dirija-se com seu noivo(a) ao escritório responsável por registrar o casamento com seu passaporte, declaração original e a tradução. Lá vocês irão preencher o documento do registro e duas testemunhas precisam assinar ( no meu caso eu peguei o documento no escritório e levei para meus sogros assinarem e não precisarem ir até lá).

Formulario de registro de casamento

Pohang Office - Onde casei

Pohang Office

6. Pronto, podem se considerar casados! 

Como eu casei em Pohang, foi tudo muito rápido e o documento saiu na hora mas geralmente demora uns  dias para receber.

Mas não pense que apenas casando na Coréia lhe da o direito de viver legalmente no país. Para isso, você precisará registrar seu casamento na Embaixada do Brasil e retornar ao Brasil para fazer o translado do seu casamento no cartório de primeiro registro civil.

Com o reconhecimento do casamento tanto do Brasil quanto da Coréia, você poderá solicitar o visto F6 na embaixada coreana no Brasil.

Mas isso eu conto depois para vocês! (vou registrar em Florianópolis )

Logo logo explico para vocês como funciona o registro do casamento na Embaixada do Brasil.

Se ficou alguma dúvida sobre o casamento civil na Coréia, não hesite em mandar uma mensagem.



Comentários

  1. Ola..gostaria de saber..se o coreano que já foi casado com coreana e a pouco pede divórcio e nesse conjugue já teve 2 filhos..essa pessoa ainda pode se casar de novo mas o novo casamento com brasileira ?( ps: a muito não vivia com esposa mas não pedi divórcio por causa dos filhos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independente do tempo, se ele já estiver divorciado oficialmente não há problemas em casar de novo.

      Excluir
  2. Quais documentos deve se traduzir ao inglês??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lista de documentos você encontra no site da embaixada do Brasil.

      Excluir
  3. Olá,eu preciso de uma informação se for possível por favor me ajude, eu estou na Coreia vim casar com o meu namorado,porém eu não trouxe o documento de declaração de estado civil do Brasil , então como eu não conheco nenhum brasileiro (a) aqui as minhas testemunhas serão coreanas,eu estou procurando um cartório para reconhecer as assinaturas mais até agora não encontrei,você tem algum cartório que possa me recomenda, fico muito grata.

    ResponderExcluir
  4. Na parte que diz:Também tire uma cópia autenticada dos documentos das testemunhas. Quais documentos são nessesarios?

    ResponderExcluir
  5. E quanto convertido pro real equivale 22,500won?

    ResponderExcluir
  6. ". Lá vocês irão preencher o documento do registro e duas testemunhas precisam assinar "
    Nesse caso preencho em português?o formulário é em q idioma?ou é um só pro casal preencher?

    ResponderExcluir
  7. Em todas essas etapas de adquirir toda essa documentação o noivo ou nova coreano/coreana tem q estar presente ou ñ precisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Documentos coreanos devem ser solicitados pela pessoa coreana e documentos brasileiros pela pessoa brasileira.

      Excluir
  8. E o idiomas diferente, quando o casal consegue se comunicar mas nao é fluente no idioma do outro,isso impede ou dificulta de alguma maneira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que dificulte, não sei como estão as regras imigratórias.

      Excluir
  9. Antes de casar com um coreano a pessoa brasileira precisa passar por algum tipo de teste, prova...pra ter q provar algo q eles queiram saber?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa verificar o que é necessário para solicitação do F6 atualmente, as regras sempre mudam e o que servia para um pode já não servir mais para outro. Entre em contato com a embaixada coreana.

      Excluir
  10. Você disse que ia falar também e tirar dúvidas sobre o visto F6, você já publicou?onde encontro?

    ResponderExcluir
  11. Existe advogados especializados nisso para que as pessoas possam ser melhor orientadas?

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Eu ví em um vídeo q um coreano conseguiu o visto F6 válido por 10 anos pra morar aqui no Brasil. O seu visto F6 tem validade de quanto tempo? Eu pensei que fosse válido pra sempre kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com cada pessoa há situações diferentes no momento de solicitar a atualização do visto. Como eu disse antes, a regra que valia para um, pode já não valer mais para outro. E visto tem validade sim.

      Excluir
  14. Depois de quanto tempo de casados pode solicitar o F6?demora muito tempo pra receber?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já faz muito tempo que registrei meu casamento, muitas de suas perguntas podem ser melhores respondidas pelo consulado coreano com informações atualizadas.

      Excluir
  15. Pro casamento ser registrado no Brasil também,o marido deve estar presente?

    ResponderExcluir
  16. Com esse seu relato nem parece q é complicado casar na Coreia, vc fez parecer tudo tão mais simples.

    ResponderExcluir
  17. Olá, as testemunhas pra declaração de estado civil podem ser os pais? E podem também ser pessoas de fora da família?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique junto com a embaixada/consulado do Brasil quem pode assinar o documento.

      Excluir
  18. Olá, adoraria que você podese me tirar uma dúvida, uma amiga me disse que quando você se casa com um coreano, você não costuma pegar seu sobrenome, você continua com o sobrenome da sua familia, gostaria de saber se quando me casar com o meu namorado coreano, irei ficar Sim ou Não com o seu sobrenome. Deste já obrigada.😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casamento celebrado na Coreia a esposa não adquiri o sobrenome do marido. São raros os casos e depois de muita dor de cabeça e processo rolando vc consegue incluir.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FUNERAL NA CORÉIA DO SUL

Eu não achei que eu fosse escrever tão cedo sobre esse assunto mas enquanto tenho vívido na minha memória, gostaria de compartilhar com vocês sobre o funeral na Coreia do Sul. Recentemente minha sogra faleceu e sendo meu marido o primogênito, precisou ficar a frente de todo o processo e eu como esposa sempre acompanhando. Não sei se vocês sabem mas aqui tem o velório tradicional e o moderno e o que posso contar com detalhes é o moderno. Com duração de 3 dias, o funeral inicia com o aluguel de uma sala em que consta um refeitório para receber amigos e parentes e uma sala com o altar para as reverências ao falecido, com foto, flores velas, incensos, frutas etc.. Dia 1 Os homens ficam vestidos de terno preto e blusa branca e as mulheres usam tipo um hanbok preto com laço branco no cabelo. Foto retirada da internet O primogênito além do terno, usou no primeiro dia tipo um jaleco branco, vestido apenas pela metade, para simbolizar o inicio do processo do velór

TOP 5: COMIDAS COREANAS ESTRANHAS

Morando na Coréia obviamente que rola aquele choque cultural e a primeira coisa que eu sinto falta quando viajo é da comidinha de casa. Aqui não seria diferente uma vez que tudo é muito apimentado (tipo apimentado mesmo), carne de vaca é muito cara, se come muito porco e o frango frito coreano é bem famosinho. A primeira vez que vim a Coréia, em 2014, eu precisei de 1 mês para me adaptar e durante esse tempo perdi alguns quilinhos. Kimchi? Nem pensar, eu não queria nem sentir o cheiro. Carne de porco? Nunca tinha comido (eu sempre lembrava das minhas aulas de ciências sobre os vermes que vinham dos porcos kkk) Com certeza prestei atenção nessa aula kkkk Por isso hoje quero mostrar para vocês algumas comidas que eu não como nem que a vaca tussa. Mas vejam só, isso é uma opnião pessoal, não quer dizer que seja ruim apenas que meu estômago não tolera e meus olhos não gostam nem de ver. Vai que você algum dia vem para Coréia e se apaixona só de sentir o cheiro..vai