Morando na Coréia obviamente que rola aquele choque cultural e a primeira coisa que eu sinto falta quando viajo é da comidinha de casa.
Aqui não seria diferente uma vez que tudo é muito apimentado (tipo apimentado mesmo), carne de vaca é muito cara, se come muito porco e o frango frito coreano é bem famosinho.
A primeira vez que vim a Coréia, em 2014, eu precisei de 1 mês para me adaptar e durante esse tempo perdi alguns quilinhos. Kimchi? Nem pensar, eu não queria nem sentir o cheiro. Carne de porco? Nunca tinha comido (eu sempre lembrava das minhas aulas de ciências sobre os vermes que vinham dos porcos kkk)
Com certeza prestei atenção nessa aula kkkk |
Por isso hoje quero mostrar para vocês algumas comidas que eu não como nem que a vaca tussa. Mas vejam só, isso é uma opnião pessoal, não quer dizer que seja ruim apenas que meu estômago não tolera e meus olhos não gostam nem de ver. Vai que você algum dia vem para Coréia e se apaixona só de sentir o cheiro..vai que né...
1. Sundae (Soondae - 순대)
Essa é uma das poucas comidas que minha visão e meu olfato não toleram. Primeiro que Sundae é uma comida feia, com ingredimentos feios e o cheiro para mim é tenebroso. Mas o que seria? É uma espécie de salsicha de sangue coreana. Utilizam a "pele" dos intestinos (vaca ou porco) lavados e fervidos.
Essa salsicha é preenchida com sangue de porco, vermicelli e outras especiarias locais. Cada região tem sua forma de preparar mas basicamente ela é desse jeito.
Geralmente vem acompanhada de mais coisas que eu não como, tipo fígado, rins etc. Resumindo, não rola gente e para compensar meu marido adora e ainda traz para casa para essa catinga ficar no ar e eu querer morrer kkkkk.
2. Sopa de Peixe de Lama (추어탕-Chuotang)
Saindo da catinga do Sundae temos essa sopinha que até tem um cheirinho bacana mas o que os meus olhos veem minha barriga se recusa. E depois que eu assisti num programa de tv como é feita esta sopa,eu pensei em até desisti de comer peixe na vida.
Essa sopinha camarada é feita com o peixe Miggulaji (lagarto lamacento chinês), que normalmente vive em águas rasas.
Os peixes são fundidos e viram um pó e fervido então com umas folhinhas, cebolas verdes, pasta do feijão de soja e pasta da pimenta vermelha. O sabor é bem forte para alguns coreanos e pode demorar um pouco para se acostumar com isso, mas obviamente que eles adoram.
3. Polvo Vivo
Sim, isso mesmo que você leu, vivo, vivinho da silva!! Que os coreanos adoram a comida mais fresca possível isso eu já sei, mas ao ponto dela estar ainda se mexendo , sorry but i can't.
Você escolhe o polvo do aquário e o chef vai cortar os tentáculos para você. Os tentáculos se mantêm em movimento por um tempo depois de serem cortados e é comum mergulhar os pedaços de tentáculos em óleo de gergelim para evitar que fiquem presos na sua garganta e você não morra sufocado. Uma vez que os tentáculos são consumidos, a cabeça do polvo é servido cozido em uma sopa. Ele ainda está cheio de tinta e, portanto, torna os dentes pretos, que para os coreano é muito engraçado.
Que romântico! |
Porém existem vários coreanos que comem o baby polvo inteiro, que me da mais gastura ainda. Vou deixar um video para vocês terem uma idéia: Assista aqui
4. Carangueijo Cru
Comida crua para mim se resume a sushi de salmão, ponto final (#soquenão). Morando em Pohang (um cidade portuária e rica em alimentação marítima) fui conhecendo um pouco mais da culinária do mar. Descobri que eles adoram comer esse carangueijo cru (mas porque céus??qual o problema em cozinhar a comida meu povo?
Estes "deliciosos" e pequenos caranguejos não são cozidos antes do consumo. Em vez disso, eles são temperados com vários molhos e comido cru. Curiosamente, outro prato de frutos do mar crus são os caranguejos bebê que é macio o suficiente para que você também coma a casquinha. Eu comi uma vez porque enfim eu não estava em situação de recusar, mas foi tipo: uma mordida no carangueijo e um gole de Coca-Cola, uma mordida no carangueijo e um gole de Coca-Cola. (tática de guerra kkkk)
5. Intestinos grelhados ( Gopchang)
Podem me chamar de fresca ou o que for, mas tem certas partes do corpo de um animal que eu acho que não faz sentido comer. Queria saber como surgem essas idéias: nossa que intestino legal, bora comer?
Gopchang é semelhante ao Sundae, exceto que os intestinos (pequeno e grande) de um porco são grelhados sem qualquer recheio. A textura é bem mastigável,pode ser servido frequentemente sozinho, ou pode ser usado como um ingrediente em outros pratos tais como guisados.
Lembrando gente que comida é questão de gosto pessoal e não estou denegrindo a imagem da culinária coreana,pelo contrário minha lista de comidas coreanas preferidas é infintamente maior.
Espero que vocês tenham a oportunidade de visitar a Coréia algum dia e experimentar esses pratos e depois vocês me contam a opinião de vocês.
Não deixem de acompanhar o blog e ficar por dentro de tudo que rola por aqui.
Comentários
Postar um comentário