Pular para o conteúdo principal

FUNERAL NA CORÉIA DO SUL



Eu não achei que eu fosse escrever tão cedo sobre esse assunto mas enquanto tenho vívido na minha memória, gostaria de compartilhar com vocês sobre o funeral na Coreia do Sul.

Recentemente minha sogra faleceu e sendo meu marido o primogênito, precisou ficar a frente de todo o processo e eu como esposa sempre acompanhando.

Não sei se vocês sabem mas aqui tem o velório tradicional e o moderno e o que posso contar com detalhes é o moderno.

Com duração de 3 dias, o funeral inicia com o aluguel de uma sala em que consta um refeitório para receber amigos e parentes e uma sala com o altar para as reverências ao falecido, com foto, flores velas, incensos, frutas etc..

Dia 1
Os homens ficam vestidos de terno preto e blusa branca e as mulheres usam tipo um hanbok preto com laço branco no cabelo.

Foto retirada da internet
O primogênito além do terno, usou no primeiro dia tipo um jaleco branco, vestido apenas pela metade, para simbolizar o inicio do processo do velório e que a preparação do corpo para cremação ainda não havia finalizado.

Ele deveria ficar sempre na sala do altar para receber os cumprimentos.

No altar, havia um incensário que nunca poderia se apagar e por isso devíamos estar sempre de olho acendendo um novo.

Após os cumprimentos, levávamos as pessoas ao refeitório para uma simples refeição, podendo comer e beber a vontade. Aquele momento em que você poderia conversar, lembrar dos bons momentos enfim...

Dia 2
Para mim que cai de paraquedas no funeral, foi o dia mais impactante e que eu não esperava. No meio da manhã, a família deve se dirigir a sala onde o falecido está sendo preparado para cremação para se despedir e finalizar o processo.

Neste momento, o primogênito veste completamente o jaleco branco.

Enquanto assistimos toda a preparação, o corpo é todo coberto com um tecido amarelo e em cima é colocado uma espécie de enfeite por toda a extensão do corpo.

Finalizado, retornamos para a sala quando o corpo é colocado dentro do caixão pelo filho e o restante da família coloca a mão no corpo no sentido de ajudar.

O corpo é coberto com um papel de seda branco , que tem alguns desenhos/escrituras antigas referente o budismo e dentro do caixão coloca-se dois papéis escritos em chinês que não sei qual significado,mas provavelmente alguma mensagem para que descanse em paz e encontre a luz. Com isso, podemos retornar a sala do altar onde será "servido" a primeira refeição ao falecido.

Esse foi o momento em que eu precisei ficar bastante atenta pois iria participar efetivamente das reverências. 

Após anunciado a refeição, devemos ficar de costas para o altar para que seu espírito possa se alimentar.

Neste dia, é colocado no filho mais velho uma faixa no braço com listras pretas. Meu cunhado usou uma com apenas uma listra e os netos uma faixa na cintura.

Foto retirada da internet
E assim mais um dia de homenagens.

Dia 3
Logo cedo, depois do café da manhã nos preparamos para a cerimônia de cremação. Antes disso, as velas e incensos são apagados pelo primogênito. Em seguida fizemos uma fila para sair do salão, primeiro o neto com luvas brancas carregando a foto, em seguida meu marido e depois minha cunhada com flores.

Fomos para outra sala onde será oferecido o café da manhã ao falecido e da mesma forma, devemos ficar de costas. Por traz da foto, está o corpo que será levado ao local onde será cremado.

Os amigos do meu marido compareceram para ajudar a carregar o caixão.

Foto retirada da internet
De lá, o caixão seguiu em um carro preto, em que a frente era cheia de flores. E o restante da família e amigos, seguiu em um ônibus oferecido pelo salão.

Do lado de fora do salão, os funcionários que estivessem presentes fazem reverência em respeito a quem está partindo.

No local de cremação, nos despedimos pela última vez e fomos para outra sala para novas reverências enquanto aguardávamos o corpo ser cremado. 

Foi a primeira vez em que participai de uma cerimônia de cremação e igualmente fiquei impressionada. Quando as portas se abrem, a família deve estar presente para receber as cinzas e posteriormente são colocas em uma urna.

De lá, o funeral oficial termina e apenas a família se reúne para decidir o destino das cinzas.

O que eu posso dizer desses 3 dias? Foi extremamente cansativo fisicamente e psicologicamente, uma profunda imersão a cultura budista coreana em um funeral, a riqueza de detalhes, o cuidado, o suporte, não tinha como faltar absolutamente nada. Fomos guiados por uma equipe em todos os passos do velório, o que fazer, o que vestir, o que comer, como se portar...

Eu sou cristã porém em respeito ao meu marido e a família, segui todos os procedimentos que fui incumbida a fazer e seguirei fazendo. No momento que decidi me casar e morar em outro país com uma cultura completamente diferente da minha, eu também deveria estar preparada por tudo o que  estava por vir.

Posso dizer que não foi nada fácil esses 3 dias, senti que a vida me jogou contra a parede inesperadamente.

Curiosidades
1. Em meio ao sofrimento da perda, os coreanos também sabem que há um velório a pagar e por isso, após os cumprimentos a família, é depositado em uma urna uma quantia em dinheiro para ajudar a custear os gastos. Quanto maior sua proximidade com a família, maior deverá ser sua contribuição. Todo valor recebido é registrado em um livro.

2. Nos dias do velório, enquanto estamos trancados sem poder sair, também não podemos tomar banho.

3. É servido uma sopa apimentada para afastar os maus espíritos e fantasmas. Por sinal, foi a mesma comida servida no café, almoço e jantar todos os dias.

4. O número 3 é usado em todo funeral. 3 dias, 3 voltinhas do chá no insenso, 3 colheradas no arroz, 3 batidinhas do "pauzinho" no prato, 3 velas....

5. Nunca deixe o insenso apagar. 

6. Na sala de homenagens, as mulheres ao sentar não podem deixar o pé visivel. O hanbok cobre perfeitamente dependendo da posição que você ficar.

7. Não há vaidade. Mulheres devem se apresentar sem qualquer tipo de maquiagem ou acessórios.

Comentários

  1. Por que as mulheres usam laço pequeno no cabelo? Qual o significado disso?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TOP 5: COMIDAS COREANAS ESTRANHAS

Morando na Coréia obviamente que rola aquele choque cultural e a primeira coisa que eu sinto falta quando viajo é da comidinha de casa. Aqui não seria diferente uma vez que tudo é muito apimentado (tipo apimentado mesmo), carne de vaca é muito cara, se come muito porco e o frango frito coreano é bem famosinho. A primeira vez que vim a Coréia, em 2014, eu precisei de 1 mês para me adaptar e durante esse tempo perdi alguns quilinhos. Kimchi? Nem pensar, eu não queria nem sentir o cheiro. Carne de porco? Nunca tinha comido (eu sempre lembrava das minhas aulas de ciências sobre os vermes que vinham dos porcos kkk) Com certeza prestei atenção nessa aula kkkk Por isso hoje quero mostrar para vocês algumas comidas que eu não como nem que a vaca tussa. Mas vejam só, isso é uma opnião pessoal, não quer dizer que seja ruim apenas que meu estômago não tolera e meus olhos não gostam nem de ver. Vai que você algum dia vem para Coréia e se apaixona só de sentir o cheiro..vai

CASAMENTO NA CORÉIA DO SUL - PARTE 1 : REGISTRO CIVIL

Contei para vocês como conheci meu marido e quando decidimos oficializar nossa união. Mas sendo estrangeira eu deveria estar preparada para a enxurrada de documentos eu precisaria para casar aqui. Primeiro gostaria de dizer que o casamento civil na Coréia do Sul é bem diferente do que acontece no Brasil. Ai estamos acostumados a ir ao cartório, toda arrumada, com a presença da família e testemunhas e depois alguma breve recepção. Fonte: Kellyfontes Deleta tudo isso! Aqui é tipo: to aqui em casa de bobeira, vamos ali casar? rsrs. Tudo muito objetivo, é como ir se matricular numa faculdade. Sendo brasileira, que documentos vou precisar?Vou tentar dar um passo-a-passo para simplificar: 1. Antes de vir para Coréia, providencie a segunda via da sua certidão de nascimento (você irá precisar muito dela). 2. No site da  Embaixada do Brasil em Seul  preencha o formulário de Declaração de Estado Civil e peça para duas testemunhas assinarem e reconheça em cart