Pular para o conteúdo principal

A ÚLTIMA PRINCESA COREANA


Conviver diariamente com a cultura coreana me desperta mais e mais curiosidades sobre sua história, que eu particularmente nunca estudei a fundo.

Embora esquecida pelos coreanos, de alguma forma sempre chegam aos meus ouvidos algo sobre a última princesa coreana e como ela teve uma vida nada fácil e por isso decidi escrever sobre ela. Assim posso compartilhar com vocês um pouco sobre o final do reinado de Joseon (1392-1910).

Este ano  marca o 116º aniversário da anexação da Coréia pelo Japão. Inúmeras vítimas inocentes e lutadores heróicos que sofreram atrocidades coloniais japonesas são sempre lembradas, inclusive a família real do reinando de Joseon.

O rei Yeongchin (Príncipe herdeiro Uimin), o sétimo filho do rei Gojong, foi levado para o Japão sob o pretexto de estudar aos 11 anos e obrigatoriamente casando com a princesa Nashimotonomiya Masako. Ele só foi capaz de retornar à Coréia muito depois da libertação e somente quando ele estava em seus últimos anos.

A Princesa Deokhye (1912-1989), a última princesa do Reino Joseon, também foi um dos herdeiros reais fatídicos, mas esquecida na memória do povo.

Sua história de vida trágica e incontável entra em cena no romance "Princesa Deokhye" escrito por Kwon Bi-young. 

A história começa com uma cena em que Bok-sun, a dama da princesa, ajudada por alguns ativistas independentes coreanos, ajudou Deokhye a escapar de um hospital mental japonês para a Coréia.

Deokhye nasceu em 1912 no Palácio Changdeok em Seul como a filha mais nova do Rei Gojong e sua concubina. Ela era particularmente amada por seu pai que estava na casa dos 60 anos quando ela nasceu.

Baby Deokhye (Fonte: Askkpop)
Ele estabeleceu o Deoksu Palace Kindergarten para ela em Jeukjodang, Hamnyeong Hall, a fim de protegê-la de ser enviada para o Japão como seus irmãos.

Deoksu Palace
Para salvá-la do esquema japonês para cortar a linha de herdeiros reais, o Rei Gojong teve sua filha secretamente comprometida com Kim Jang-han, sobrinho de Kim Hwang-jin, um camareiro da corte.

Jovem Princesa Deokhye vestindo uma jaqueta cerimonial da mulher da corte.(Fonte:KoreaHeald)
Mas o impotente rei de repente e suspeitamente morreu (parece coisa de dorama) e ela foi levada para o Japão com a desculpa de continuar seus estudos.

No Japão, a jovem princesa sofreu o ostracismo da nobreza japonesa e até involuntariamente se casou Conde So Takeyuki que não era de forma alguma poderoso ou influente.

O casamento demonstra que a realeza coreana caiu ao mesmo nível da aristocracia japonesa local e da japonesização da ex-realeza sob supervisão rigorosa, já que o governo colonial temia que a família real Joseon pudesse se tornar um foco para o movimento independente.

Foto do casamento da princesa com Takeyuki (Fonte: Askkpop)

Takeyuki e a princesa Deokhye (Fonte:SullyFantasia)
Takeyuki era gentil e cuidadoso com ela, mas ela tanto não abriu seu coração como sua saúde mental foi seriamente prejudicada pela solidão, e a saudade de sua terra natal.

Takeyuki foi um autor de numerosos poemas dedicados a sua esposa coreana e sua filha e a um professor dotado e popular.

Apesar de seus esforços para fazer um bom casamento, ela finalmente desenvolveu uma doença mental e foi diagnosticada com "demência precoce". Entretanto, ela deu à luz uma filha que foi nomeada Masae, ou Jeonghye em coreano, em 1932.

Deokhye sonhou em trazer sua filha de volta para a Coréia e levantá-la como coreana, não japonesa. Mas como a filha cresceu, ela sofreu de uma crise de identidade - sendo metade coreana e metade japonesa e desenvolveu raiva contra sua mãe.

Em 1945, finalmente chegou a libertação e as ambições imperiais do Japão foram destruídas. Mas a agonia e o trauma de Jeonghye prenderam Deokhye cuja obsessão com sua filha cresceu fortemente.

Seu marido a enviou para um "hospital mental" e sua filha desapareceu depois de deixar uma nota sugerindo que ela cometeu suicídio. Depois de um casamento infeliz, sua dor explodiu com a morte de sua única filha. Então, sua condição deteriorou-se, e divorciou-se finalmente de seu marido em 1953.

Enquanto estava presa no hospital por 15 anos, Deokhye se tornou uma mulher miserável e esquecida que ninguém se importava ou reconhecia. Mas seu noivo de infância, Jang-han, foi salvá-la com a ajuda de sua dama de companhia, Bok-sun.

Por fim, 37 anos depois de deixar a Coréia, voltou para casa, a convite do governo coreano, em 1962. Chorou quando chegou em sua pátria e, apesar de sua condição mental instável, lembrou-se com precisão dos costumes da corte.

A princesa retorna para sua terra natal (Fonte: Askkpop)
A princesa morou em Nakseon Hall, Changdeok Palace e morreu em Sugang Hall em 21 de abril de 1989, também no palácio.

Para o autor do livro,  "os leitores podem encontrar a princesa que lutou para não perder sua identidade real e sua nação e suportou toda a repressão e humilhação, mas não perdeu a sua dignidade como a última princesa de Joseon. As últimas palavras de Deokhye, "Eu perdi minha pátria, mesmo enquanto eu estava no meu país," diz tudo ".

Fonte: Koreantimes
E para quem quiser assistir algum filme sobre a princesa, nesse ano de 2016 foi lançado The Last Princess, (assista o trailer).

E quem desejar adquirir o livro, está disponível em www.iwantitkorea.com.br. Livro em coreano.

Fonte: www.koreatimes.co.kr

Gostou? Deixe seu comentário e siga-nos para ficar por dentro de todas as novidades da vida na Coréia do Sul.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNERAL NA CORÉIA DO SUL

Eu não achei que eu fosse escrever tão cedo sobre esse assunto mas enquanto tenho vívido na minha memória, gostaria de compartilhar com vocês sobre o funeral na Coreia do Sul. Recentemente minha sogra faleceu e sendo meu marido o primogênito, precisou ficar a frente de todo o processo e eu como esposa sempre acompanhando. Não sei se vocês sabem mas aqui tem o velório tradicional e o moderno e o que posso contar com detalhes é o moderno. Com duração de 3 dias, o funeral inicia com o aluguel de uma sala em que consta um refeitório para receber amigos e parentes e uma sala com o altar para as reverências ao falecido, com foto, flores velas, incensos, frutas etc.. Dia 1 Os homens ficam vestidos de terno preto e blusa branca e as mulheres usam tipo um hanbok preto com laço branco no cabelo. Foto retirada da internet O primogênito além do terno, usou no primeiro dia tipo um jaleco branco, vestido apenas pela metade, para simbolizar o inicio do processo do velór

TOP 5: COMIDAS COREANAS ESTRANHAS

Morando na Coréia obviamente que rola aquele choque cultural e a primeira coisa que eu sinto falta quando viajo é da comidinha de casa. Aqui não seria diferente uma vez que tudo é muito apimentado (tipo apimentado mesmo), carne de vaca é muito cara, se come muito porco e o frango frito coreano é bem famosinho. A primeira vez que vim a Coréia, em 2014, eu precisei de 1 mês para me adaptar e durante esse tempo perdi alguns quilinhos. Kimchi? Nem pensar, eu não queria nem sentir o cheiro. Carne de porco? Nunca tinha comido (eu sempre lembrava das minhas aulas de ciências sobre os vermes que vinham dos porcos kkk) Com certeza prestei atenção nessa aula kkkk Por isso hoje quero mostrar para vocês algumas comidas que eu não como nem que a vaca tussa. Mas vejam só, isso é uma opnião pessoal, não quer dizer que seja ruim apenas que meu estômago não tolera e meus olhos não gostam nem de ver. Vai que você algum dia vem para Coréia e se apaixona só de sentir o cheiro..vai

CASAMENTO NA CORÉIA DO SUL - PARTE 1 : REGISTRO CIVIL

Contei para vocês como conheci meu marido e quando decidimos oficializar nossa união. Mas sendo estrangeira eu deveria estar preparada para a enxurrada de documentos eu precisaria para casar aqui. Primeiro gostaria de dizer que o casamento civil na Coréia do Sul é bem diferente do que acontece no Brasil. Ai estamos acostumados a ir ao cartório, toda arrumada, com a presença da família e testemunhas e depois alguma breve recepção. Fonte: Kellyfontes Deleta tudo isso! Aqui é tipo: to aqui em casa de bobeira, vamos ali casar? rsrs. Tudo muito objetivo, é como ir se matricular numa faculdade. Sendo brasileira, que documentos vou precisar?Vou tentar dar um passo-a-passo para simplificar: 1. Antes de vir para Coréia, providencie a segunda via da sua certidão de nascimento (você irá precisar muito dela). 2. No site da  Embaixada do Brasil em Seul  preencha o formulário de Declaração de Estado Civil e peça para duas testemunhas assinarem e reconheça em cart