Oi pessoal! De volta ao assunto casamento (Brasil x Coréia) , hoje o post será bem curtinho falando sobre a transcrição do mesmo no cartório no Brasil.
Todo casamento de brasileiro celebrado no exterior será válido no Brasil, se forem registrados no 1º Cartório do domicílio de uma das partes brasileiras. Se não tiverem domicílio conhecido este registro deverá ser feito no 1º Cartório do Distrito Federal. No meu caso registrei em Florianópolis.
Na impossibilidade do comparecimento de um ou ambos "os cônjuges", pode-se se registrar o casamento aqui no Brasil, através de uma Procuração com este fim específico.
O que precisa? Bom, isso vai depender de cada cartório. Aqui eles me pediram cópia da certidão de casamento que foi emitida em Seul, comprovante de residência e um documento de identificação meu e do meu marido (ele não precisa comparecer também no cartório, basta um dos conjunges).
A transcrição fica pronta em 5 dias úteis e paguei uma taxa de R$59,40. Pronto, você está devidamente casada em ambos os países e pode solicitar junto ao consulado/embaixada coreana o visto F6.
A única coisa chata que eu descobri é que como na Coréia eu não pude mudar meu nome e no cartório eles também não podem alterar o registro, eu preciso entrar com uma ordem judicial para incluir o sobrenome do meu marido (isso quer dizer tempo e dinheiro).
Vou deixar isso para próxima vez que visitar o Brasil porque já to morrendo de saudade do meu amorzinho e não quero me estender por muito tempo aqui.
Ficou com alguma dúvida? Deixe uma mensagem.
ola
ResponderExcluirmuito boa as informações!
tenho uma duvida: li em algum lugar que para conseguir o F6 dentre outras coisas, eu como brasileira devo passar por uma avaliação na Embaixada Coreana para saber se sei falar o idioma do país deles....isso procede?
Lys, eu solicitei o meu no Consulado em SP e lá só precisei entregar a documentação e pagar a taxa. Se tem essa entrevista, talvez na Embaixada em Brasília mas não posso confirmar com certeza. Acredito que essa entrevista seja para outro tipo de visto.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirÉ preciso comprovar renda para solicitar o F6?
Seu marido sim.
Excluir