Pular para o conteúdo principal

CASAMENTO NA CORÉIA DO SUL - PARTE 3 TRANSCRIÇÃO NO BRASIL



Oi pessoal! De volta ao assunto casamento (Brasil x Coréia) , hoje o post será bem curtinho falando sobre a transcrição do mesmo no cartório no Brasil.

Todo casamento de brasileiro celebrado no exterior será válido no Brasil, se forem registrados no 1º Cartório do domicílio de uma das partes brasileiras. Se não tiverem domicílio conhecido este registro deverá ser feito no 1º Cartório do Distrito Federal. No meu caso registrei em Florianópolis.

Na impossibilidade do comparecimento de um ou ambos "os cônjuges", pode-se se registrar o casamento aqui no Brasil, através de uma Procuração com este fim específico.

O que precisa? Bom, isso vai depender de cada cartório. Aqui eles me pediram cópia da certidão de casamento que foi emitida em Seul, comprovante de residência e um documento de identificação meu e do meu marido (ele não precisa comparecer também no cartório, basta um dos conjunges).

A transcrição fica pronta em 5 dias úteis e paguei uma taxa de R$59,40. Pronto, você está devidamente casada em ambos os países e pode solicitar junto ao consulado/embaixada coreana o visto F6.

A única coisa chata que eu descobri  é que como na Coréia eu não pude mudar meu nome e no cartório eles também não podem alterar o registro, eu preciso entrar com uma ordem judicial para incluir o sobrenome do meu marido (isso quer dizer tempo e dinheiro). 

Vou deixar isso para próxima vez que visitar o Brasil porque já to morrendo de saudade do meu amorzinho e não quero me estender por muito tempo aqui.

Ficou com alguma dúvida? Deixe uma mensagem.

Comentários

  1. ola
    muito boa as informações!
    tenho uma duvida: li em algum lugar que para conseguir o F6 dentre outras coisas, eu como brasileira devo passar por uma avaliação na Embaixada Coreana para saber se sei falar o idioma do país deles....isso procede?

    ResponderExcluir
  2. Lys, eu solicitei o meu no Consulado em SP e lá só precisei entregar a documentação e pagar a taxa. Se tem essa entrevista, talvez na Embaixada em Brasília mas não posso confirmar com certeza. Acredito que essa entrevista seja para outro tipo de visto.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    É preciso comprovar renda para solicitar o F6?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FUNERAL NA CORÉIA DO SUL

Eu não achei que eu fosse escrever tão cedo sobre esse assunto mas enquanto tenho vívido na minha memória, gostaria de compartilhar com vocês sobre o funeral na Coreia do Sul. Recentemente minha sogra faleceu e sendo meu marido o primogênito, precisou ficar a frente de todo o processo e eu como esposa sempre acompanhando. Não sei se vocês sabem mas aqui tem o velório tradicional e o moderno e o que posso contar com detalhes é o moderno. Com duração de 3 dias, o funeral inicia com o aluguel de uma sala em que consta um refeitório para receber amigos e parentes e uma sala com o altar para as reverências ao falecido, com foto, flores velas, incensos, frutas etc.. Dia 1 Os homens ficam vestidos de terno preto e blusa branca e as mulheres usam tipo um hanbok preto com laço branco no cabelo. Foto retirada da internet O primogênito além do terno, usou no primeiro dia tipo um jaleco branco, vestido apenas pela metade, para simbolizar o inicio do processo do velór

TOP 5: COMIDAS COREANAS ESTRANHAS

Morando na Coréia obviamente que rola aquele choque cultural e a primeira coisa que eu sinto falta quando viajo é da comidinha de casa. Aqui não seria diferente uma vez que tudo é muito apimentado (tipo apimentado mesmo), carne de vaca é muito cara, se come muito porco e o frango frito coreano é bem famosinho. A primeira vez que vim a Coréia, em 2014, eu precisei de 1 mês para me adaptar e durante esse tempo perdi alguns quilinhos. Kimchi? Nem pensar, eu não queria nem sentir o cheiro. Carne de porco? Nunca tinha comido (eu sempre lembrava das minhas aulas de ciências sobre os vermes que vinham dos porcos kkk) Com certeza prestei atenção nessa aula kkkk Por isso hoje quero mostrar para vocês algumas comidas que eu não como nem que a vaca tussa. Mas vejam só, isso é uma opnião pessoal, não quer dizer que seja ruim apenas que meu estômago não tolera e meus olhos não gostam nem de ver. Vai que você algum dia vem para Coréia e se apaixona só de sentir o cheiro..vai

CASAMENTO NA CORÉIA DO SUL - PARTE 1 : REGISTRO CIVIL

Contei para vocês como conheci meu marido e quando decidimos oficializar nossa união. Mas sendo estrangeira eu deveria estar preparada para a enxurrada de documentos eu precisaria para casar aqui. Primeiro gostaria de dizer que o casamento civil na Coréia do Sul é bem diferente do que acontece no Brasil. Ai estamos acostumados a ir ao cartório, toda arrumada, com a presença da família e testemunhas e depois alguma breve recepção. Fonte: Kellyfontes Deleta tudo isso! Aqui é tipo: to aqui em casa de bobeira, vamos ali casar? rsrs. Tudo muito objetivo, é como ir se matricular numa faculdade. Sendo brasileira, que documentos vou precisar?Vou tentar dar um passo-a-passo para simplificar: 1. Antes de vir para Coréia, providencie a segunda via da sua certidão de nascimento (você irá precisar muito dela). 2. No site da  Embaixada do Brasil em Seul  preencha o formulário de Declaração de Estado Civil e peça para duas testemunhas assinarem e reconheça em cart