Na década de 40, apenas 20 ou mais casas pontilhavam a encosta, mas esse número inchou drasticamente no início da Guerra da Coréia em 1950. Refugiados de guerra fugiram de suas casas para a segurança relativa de Busan, a única área da península que permaneceu livre de combate e por isso foi por muito tempo o lar dos moradores mais pobres da cidade.
Fonte: blog.busan.go.kr |
Fonte:blog.naver.com |
Embora mais bem estabelecida na década de 1990, Gamcheon permaneceu mais pobre do que o resto de Busan, que se ocupou erigindo arranha-céus e edifícios altos. Em 2009, o Ministério da Cultura, Esportes e Turismo entrou em cena com o Sonho de Machu Picchu no projeto de Busan, daí o apelido.
Construída e fundada na década de 50, Gamcheon tem sua paisagem urbana construída como um terraço numa colina, uma casa após outra adicionada a cada linha, que acabou por completar uma cidade bem organizada e as ruas dessa comunidade são decoradas com murais e esculturas feitas por seus moradores. Eu acho quase impossível você não encontrar essa vila cheia de cores vibrantes e telhados coloridos. Sempre que eu pensava em visitar Busan, a primeira ideia que vinha a minha mente eram essas construções que só de olhar pelas fotos, me enxiam os olhos.
Após sua construção inicial, naturalmente muitas casas começaram a se desgastar e foram sendo repintadas e seu exterior remodelados marcando assim uma nova era da comunidade e muito apressiada pelos turistas.
Em 2010, o projeto Miro Miro viu a adição de mais de 12 obras, incluindo pinturas de aléia e marcadores de caminho perfeitamente adequado para o projeto já que miro significa "labirinto" em coreano. Atualmente, os visitantes podem ver truque de arte, escultura, e até mesmo salas ou edifícios remodelados em torno de um conceito de arte singular, como o Book Cafe em forma de uma caneca de café gigante, ou salas de interpretar temas como "paz" ou "escuridão".
O bairro se tornou uma área muito artística com pequenas galerias e lojas de artesanato que operam dentro da comunidade, acrescentando ainda uma outra razão uma visita a esta aldeia única e divertida.
Particularmente eu gostei muito de visitar este lugar, é agradável, incrivelmente organizado, da para fazer várias paradinhas para se refrescar nas pequenas cafeterias que tem, comidas locais deliciosas e fora a paisagem deslumbrante.
As ruas principais são lotadas de turistas mas incrivelmente nas ruelas apertadas entre as casas, havia um certo silêncio e talvez respeito pelos moradores.
As ruas principais são lotadas de turistas mas incrivelmente nas ruelas apertadas entre as casas, havia um certo silêncio e talvez respeito pelos moradores.
Como chegar
Aproximadamente 20 minutos de caminhada da estação Toseong, saída 6.
Curtam um pouco desse lugar maravilhoso e que eu com certeza indico para qualquer viajante.
Curtam um pouco desse lugar maravilhoso e que eu com certeza indico para qualquer viajante.
Fonte: http://busanhaps.com/history-hills-busans-gamcheon-culture-village/
Comentários
Postar um comentário