Pular para o conteúdo principal

GLOBAL INTERCULTURAL CLASS - SEUL

Oi gente! Hoje vou contar para vocês um pouco da minha experiência com o projeto da Unesco em parceria com as  escolas coreanas, em Seul.

Em 2014 quando eu fui morar na Coréia pela primeira vez, minha intenção era apenas estudar coreano e curtir o país viajando, fazendo novas amizades, me aventurando mesmo. 

Pesquisando o que fazer na Coréia acabei encontrando em um site (que não lembro qual) uma informação sobre uma seleção que iria ocorrer na sede da Unesco em Seul para estudantes estrangeiros. Para que seria essa seleção? Bom, basicamente os estudantes selecionados deveriam ir em determinadas escolas (ensino fundamental ou médio) para ensinar sobre a sua cultura, ou seja, eu deveria apresentar para os alunos coreanos sobre cultura brasileira, o que eles chamavam de "Global Intercultural Class" ou GI Class. A Unesco faria um pagamento para o estudante pela aula dada.

Na hora eu realmente fiquei muito empolgada com a ideia de participar do projeto e imediatamente procurei saber como participar. Eu  deveria fazer uma apresentação através de slides para comissão que iria avaliar os alunos.

Chegando o grande dia, me deparei com alunos do mundo todo e eu fiquei tipo: masoque? #socorro #alguemmetiredaqui


Respirei fundo e resolvi ficar até o final, já tava ali né, que seja o que Deus quiser. As apresentações eram feitas na frente de todos, tanto da comissão quanto dos alunos e gente...eu tava muito nervosa, nível hard !!!!

Lá encontrei outros brasileiros também e não tínhamos ideia de quantos alunos seriam selecionados. O primeiro brasileiro a se apresentar falou bastante do Rio de Janeiro e carnaval etc, depois a segunda brasileira focou mais no nordeste e de sua cidade (acho que era Olinda) e eu sendo no norte mirei na cultura amazônica. Foram os 5 minutos mais longos de my life!!!

As apresentações poderiam sem feitas em inglês ou coreano (embora eu tenha certeza que o povo da China falou tudo em chinês). 

Alunos assistindo as apresentações (eu estou do lado na bolsa vermelha, blusa listrada)

Terminado a seleção, veio a surpresa. A comitiva da Unesco selecionou todos os participantes!! O que?????? Isso mesmo, acho que eles estavam só nos testando, querendo saber nosso nível de conhecimento e desenvoltura na frente de uma sala de aula.

Nossa gente, eu estava numa mistura de surpresa, com alegria e emoção. Participar de uma seletiva internacional, na frente de gente do mundo todo e para uma organização mega importante. Que isso gentemmmm, a Coréia de fato só me trazia muitas alegrias.

Alunos selecionados e pose para foto (Eu estou de blusa listrada na fileira de trás)
Passado o susto, vamos ensinar os coreaninhos sobre o Brasil? Vamos!!! Durante minha estadia na Coréia, visitei algumas escolas que a Unesco selecionava e no dia determinado eu e mais um grupo de estudantes iriamos ensinar naquela escola X. Cada turma com um país diferente e a aula durava cerca de 1h ou um pouco mais.

Eu ensinava em inglês e arranhava um pouco de coreano só para ver a criançada com cara de: nossaaa ela sabe coreano, caraca! kkk 

Como eles não sabem ainda inglês (podem não saber muito, mas na idade deles já se garantem viu, humilha muito adulto) sempre tinha acompanhado a mim uma voluntária para traduzir simultaneamente a aula e com isso obviamente fiz inúmeras amizades coreanas. Abaixo algumas fofas que me ajudaram nas aulas:




Geralmente as escolas nos convidavam para permanecer depois da aula e almoçar com os alunos. Nesse momento aprendi um pouco também sobre a educação nas escolas coreanas. A organização, limpeza, espírito de grupo,o respeito aos mais velhos enfim, também fui aluna.

As aulas eram sempre maravilhosas, cada turma que eu peguei foi única. Estudantes extremamente educados, muito eufóricos pela presença de estrangeiros e animados com a aula diferente. (também ganhei muitos presentinhos fofos que nos faziam sentir como professores realmente especiais)

E o que eu tinha em casa sobre o Brasil, passei a levar para as aulas e dar de presente para eles. Boné, bandeira, guaraná, doce de leite..qualquer coisa do Brasil arrancava um sorriso deles.

Eu realmente vivi uma experiência muito bacana e que guardo com amor na memória. 









Aqui deixo o vídeo de uma das minhas aulas. Sintam o gostinho de: eles são muito fofos e quero ser professora deles para sempre!!!




Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais? Deixe sua mensagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNERAL NA CORÉIA DO SUL

Eu não achei que eu fosse escrever tão cedo sobre esse assunto mas enquanto tenho vívido na minha memória, gostaria de compartilhar com vocês sobre o funeral na Coreia do Sul. Recentemente minha sogra faleceu e sendo meu marido o primogênito, precisou ficar a frente de todo o processo e eu como esposa sempre acompanhando. Não sei se vocês sabem mas aqui tem o velório tradicional e o moderno e o que posso contar com detalhes é o moderno. Com duração de 3 dias, o funeral inicia com o aluguel de uma sala em que consta um refeitório para receber amigos e parentes e uma sala com o altar para as reverências ao falecido, com foto, flores velas, incensos, frutas etc.. Dia 1 Os homens ficam vestidos de terno preto e blusa branca e as mulheres usam tipo um hanbok preto com laço branco no cabelo. Foto retirada da internet O primogênito além do terno, usou no primeiro dia tipo um jaleco branco, vestido apenas pela metade, para simbolizar o inicio do processo do velór

TOP 5: COMIDAS COREANAS ESTRANHAS

Morando na Coréia obviamente que rola aquele choque cultural e a primeira coisa que eu sinto falta quando viajo é da comidinha de casa. Aqui não seria diferente uma vez que tudo é muito apimentado (tipo apimentado mesmo), carne de vaca é muito cara, se come muito porco e o frango frito coreano é bem famosinho. A primeira vez que vim a Coréia, em 2014, eu precisei de 1 mês para me adaptar e durante esse tempo perdi alguns quilinhos. Kimchi? Nem pensar, eu não queria nem sentir o cheiro. Carne de porco? Nunca tinha comido (eu sempre lembrava das minhas aulas de ciências sobre os vermes que vinham dos porcos kkk) Com certeza prestei atenção nessa aula kkkk Por isso hoje quero mostrar para vocês algumas comidas que eu não como nem que a vaca tussa. Mas vejam só, isso é uma opnião pessoal, não quer dizer que seja ruim apenas que meu estômago não tolera e meus olhos não gostam nem de ver. Vai que você algum dia vem para Coréia e se apaixona só de sentir o cheiro..vai

CASAMENTO NA CORÉIA DO SUL - PARTE 1 : REGISTRO CIVIL

Contei para vocês como conheci meu marido e quando decidimos oficializar nossa união. Mas sendo estrangeira eu deveria estar preparada para a enxurrada de documentos eu precisaria para casar aqui. Primeiro gostaria de dizer que o casamento civil na Coréia do Sul é bem diferente do que acontece no Brasil. Ai estamos acostumados a ir ao cartório, toda arrumada, com a presença da família e testemunhas e depois alguma breve recepção. Fonte: Kellyfontes Deleta tudo isso! Aqui é tipo: to aqui em casa de bobeira, vamos ali casar? rsrs. Tudo muito objetivo, é como ir se matricular numa faculdade. Sendo brasileira, que documentos vou precisar?Vou tentar dar um passo-a-passo para simplificar: 1. Antes de vir para Coréia, providencie a segunda via da sua certidão de nascimento (você irá precisar muito dela). 2. No site da  Embaixada do Brasil em Seul  preencha o formulário de Declaração de Estado Civil e peça para duas testemunhas assinarem e reconheça em cart