Recentemente retornei a Coréia e me deparei com inúmeras notícias referente a presidente coreana Park Geun-hye e vários brasileiros sem entender o que realmente estava acontecendo. Então vamos lá ao resumão:
De acordo com o blog Ask a Korean, a presidente sul coreana está em apuros devido sua confidente ter recebido uma enorme quantia em dinheiro, extorquindo mais de US$ 70 milhões das maiores empresas da Coréia. A confidente estava recebendo notas sobre políticas confidenciais e elaborava os discursos presidenciais - tudo em um computador totalmente sem criptografia.
Para melhor ou pior (principalmente pior,) povo coreano tem vindo a esperar a corrupção de seus presidentes. Então, por que é este esta causando uma reação tão forte? Não é porque os coreanos descobriram que Park estava corrompida; é porque eles descobriram que Park foi irracionalmente corrupta. Os coreanos não estão consternados com a escala da corrupção; eles ficaram chocados ao ver o que a escala da corrupção significa.
Para melhor ou pior (principalmente pior,) povo coreano tem vindo a esperar a corrupção de seus presidentes. Então, por que é este esta causando uma reação tão forte? Não é porque os coreanos descobriram que Park estava corrompida; é porque eles descobriram que Park foi irracionalmente corrupta. Os coreanos não estão consternados com a escala da corrupção; eles ficaram chocados ao ver o que a escala da corrupção significa.
Mas como eles descobriram isso? Agora senta que o babado é forte!!!
Tudo começou na Ewha Woman's University ( universidade que fica em Seul ), uma moça chamada Choi Soon Shil, foi descoberta como tendo entrado na universidade através de "tratamento especial" (o famoso "QI - quem indica"), além de ter outros privilégios dentro da universidade, Essa última parte acabou por ser o primeiro passo em direção a ruína da presidente, como protesto das alunas da 'Ewha ao longo desse tratamento preferencial desenvolvido para o maior investigação sobre a relação entre Park e sua confidente, Choi Soon-sil.
Choi Soon-sil |
Choi Soon Shil é filha de um pastor e dono de um culto (entendam aqui que a palavra culta é algo bem pesado) chamado Choi Tae Min, que agiu com a presidente Park na época em que ela perdeu a mãe, tal como Rasputin com a família Romanov na Rússia czarista, impondo influência e apoiando a então filha do ditador Park Chung Hee em sua futura jornada política.
Mas a pergunta que não quer calar é porque a presidente Park em meio aos escândalos de corrupção, arrisca sua administração por Choi Soon-sil? Mesmo com a morte do pastor Choi Tae Min, a sua filha Choi Soon Shil, também parte do culto, continuou a manter a influência de sua família sobre a presidente.
Na verdade, um dos pontos é que Park como candidata presidencial era ela menos provável de ser corrupta porque ela não tinha família. Seus pais - o ex-ditador Park Chung-hee e sua esposa Yuk Yeong-su - foram mortos, e ela foi afastada de sua irmã e irmão. Este argumento teve um mínimo de plausibilidade, uma vez que a corrupção de todos os presidentes anteriores envolveu sua família de alguma forma. (Kim Young-sam e Kim Dae-jung teve problemas com seus filhos;. Roh Moo-hyun e Lee Myung-bak, seus irmãos)
Choi Tae-min (direit) encontra com Park Chung-hee (esquerda) and Park Geun-hye (centro) Fonte: Ask a Korean |
O canal de notícias JTBC foi o responsável pela descoberta. Dentro do escritório de Choi Soon-sil tinha um tablet, sem senha, sem qualquer tipo de proteção, que continha discursos da presidente, agendas políticas, projetos oficiais, conversas com aliados do governo, entre outros. Mas esse tablet era mesmo de Choi Soon-sil? De acordo com o canal de notícias, o tablet continha uma self da mesma em seus arquivos.
A JTBC também descobriu que Choi Soon Shil também escolhia as roupas que a presidente deveria usar em eventos oficiais.
No dia seguinte, a presidente tentou conter a onda de protestos emitindo um pedido público de desculpas, no qual ela disse ser Choi alguém que "ajudou durante o [seu] passado difícil." Embora Park tenha admitido que Choi tinha revisto os projectos de discursos, de qualquer modo havia parado logo após seu gabinete presidencial ser formado.
No meio de todo esse burburinho, ninguém, nem mesmo o mais cético coreano, esperava que a presidente iria recusar-se a cortar os laços com Choi Soon-sil, uma mulher sem talento algum se não manipular a presidente e humilhar ela no processo. - Coreanos podem esperar que o presidente seria corrupto, mas eles nunca poderiam ter esperado que a presidente pudesse ser fraca em sua mente.
Mais e mais escândalos envolvendo a presidente Park surgem e por isso os coreanos estão saindo as ruas protestando e pedindo o impeachment da mesma. Ela não vai renunciar porque ela fundamentalmente não tem capacidade para avaliar a realidade ao seu redor. A oposição não se preocupa com o impeachment - eles preferem deixar a administração sangrar com a investigação non-stop, até a eleição presidencial no próximo ano.
Fonte: http://askakorean.blogspot.kr/2016/10/the-irrational-downfall-of-park-geun-hye.html
Comentários
Postar um comentário