Pular para o conteúdo principal

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - PROTESTO NA CORÉIA



Recentemente retornei a Coréia e me deparei com inúmeras notícias referente a presidente coreana Park Geun-hye e vários brasileiros sem entender o que realmente estava acontecendo. Então vamos lá ao resumão:

De acordo com o blog Ask a Korean, a presidente sul coreana está em apuros devido sua confidente ter recebido uma enorme quantia em dinheiro, extorquindo mais de US$ 70 milhões das maiores empresas da Coréia. A confidente estava recebendo notas sobre políticas confidenciais e elaborava os  discursos presidenciais - tudo em um computador totalmente sem criptografia.

Para melhor ou pior (principalmente pior,) povo coreano tem vindo a esperar a corrupção de seus presidentes. Então, por que é este esta causando uma reação tão forte? Não é porque os coreanos descobriram que Park estava corrompida; é porque eles descobriram que Park foi irracionalmente corrupta. Os coreanos não estão consternados com a escala da corrupção; eles ficaram chocados ao ver o que a escala da corrupção significa.

Mas como eles descobriram isso? Agora senta que o babado é forte!!! 


Tudo começou na Ewha Woman's University ( universidade que fica em Seul ), uma moça chamada Choi Soon Shil, foi descoberta como tendo entrado na universidade através de "tratamento especial" (o famoso "QI - quem indica"), além de ter outros privilégios dentro da universidade, Essa última parte acabou por ser o primeiro passo em direção a ruína da presidente, como protesto das alunas da 'Ewha  ao longo desse tratamento preferencial desenvolvido para o maior investigação sobre a relação entre Park e sua confidente, Choi Soon-sil. 

Choi Soon-sil

Choi Soon Shil é filha de um pastor e dono de um culto (entendam aqui que a palavra culta é algo bem pesado) chamado Choi Tae Min, que agiu com a presidente Park na época em que ela perdeu a mãe, tal como Rasputin com a família Romanov na Rússia czarista, impondo influência e apoiando a então filha do ditador Park Chung Hee em sua futura jornada política. 


Mas a pergunta que não quer calar é porque a presidente Park em meio aos escândalos de corrupção, arrisca sua administração por Choi Soon-sil? Mesmo com a morte do pastor Choi Tae Min, a sua filha Choi Soon Shil, também parte do culto, continuou a manter a influência de sua família sobre a presidente.

Na verdade, um dos pontos é que Park como  candidata presidencial era ela menos provável de ser corrupta porque ela não tinha família. Seus pais - o ex-ditador Park Chung-hee e sua esposa Yuk Yeong-su - foram mortos, e ela foi afastada de sua irmã e irmão. Este argumento teve um mínimo de plausibilidade, uma vez que a corrupção de todos os presidentes anteriores envolveu sua família de alguma forma. (Kim Young-sam e Kim Dae-jung teve problemas com seus filhos;. Roh Moo-hyun e Lee Myung-bak, seus irmãos)

Choi Tae-min (direit) encontra com Park Chung-hee (esquerda) and Park Geun-hye (centro)
Fonte: Ask a Korean

O canal de notícias JTBC foi o responsável pela descoberta. Dentro do escritório de Choi Soon-sil tinha um tablet, sem senha, sem qualquer tipo de proteção, que continha discursos da presidente, agendas políticas, projetos oficiais, conversas com aliados do governo, entre outros. Mas esse tablet era mesmo de Choi Soon-sil?  De acordo com o canal de notícias, o tablet continha uma self da mesma em seus arquivos.




A JTBC também descobriu que Choi Soon Shil também escolhia as roupas que a presidente deveria usar em eventos oficiais. 

No dia seguinte, a presidente tentou conter a onda de protestos emitindo um pedido público de desculpas, no qual ela disse ser Choi  alguém que "ajudou durante o [seu] passado difícil." Embora Park tenha  admitido que Choi tinha revisto os projectos de discursos,  de qualquer modo havia  parado logo após seu gabinete presidencial ser formado. 

No meio de todo esse burburinho, ninguém, nem mesmo o mais cético coreano, esperava que a presidente iria recusar-se a cortar os laços com Choi Soon-sil, uma mulher sem talento algum se não manipular a presidente e humilhar ela no processo. - Coreanos podem esperar que o presidente seria corrupto, mas eles nunca poderiam ter esperado que a presidente pudesse ser fraca em sua mente. 

Mais e mais escândalos envolvendo a presidente Park surgem e por isso os coreanos estão saindo as ruas protestando e pedindo o impeachment da mesma. Ela não vai renunciar porque ela fundamentalmente não tem capacidade para avaliar a realidade ao seu redor. A oposição não se preocupa com o impeachment - eles preferem deixar a administração sangrar com a investigação non-stop, até a eleição presidencial no próximo ano.




Fonte: http://askakorean.blogspot.kr/2016/10/the-irrational-downfall-of-park-geun-hye.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNERAL NA CORÉIA DO SUL

Eu não achei que eu fosse escrever tão cedo sobre esse assunto mas enquanto tenho vívido na minha memória, gostaria de compartilhar com vocês sobre o funeral na Coreia do Sul. Recentemente minha sogra faleceu e sendo meu marido o primogênito, precisou ficar a frente de todo o processo e eu como esposa sempre acompanhando. Não sei se vocês sabem mas aqui tem o velório tradicional e o moderno e o que posso contar com detalhes é o moderno. Com duração de 3 dias, o funeral inicia com o aluguel de uma sala em que consta um refeitório para receber amigos e parentes e uma sala com o altar para as reverências ao falecido, com foto, flores velas, incensos, frutas etc.. Dia 1 Os homens ficam vestidos de terno preto e blusa branca e as mulheres usam tipo um hanbok preto com laço branco no cabelo. Foto retirada da internet O primogênito além do terno, usou no primeiro dia tipo um jaleco branco, vestido apenas pela metade, para simbolizar o inicio do processo do velór

TOP 5: COMIDAS COREANAS ESTRANHAS

Morando na Coréia obviamente que rola aquele choque cultural e a primeira coisa que eu sinto falta quando viajo é da comidinha de casa. Aqui não seria diferente uma vez que tudo é muito apimentado (tipo apimentado mesmo), carne de vaca é muito cara, se come muito porco e o frango frito coreano é bem famosinho. A primeira vez que vim a Coréia, em 2014, eu precisei de 1 mês para me adaptar e durante esse tempo perdi alguns quilinhos. Kimchi? Nem pensar, eu não queria nem sentir o cheiro. Carne de porco? Nunca tinha comido (eu sempre lembrava das minhas aulas de ciências sobre os vermes que vinham dos porcos kkk) Com certeza prestei atenção nessa aula kkkk Por isso hoje quero mostrar para vocês algumas comidas que eu não como nem que a vaca tussa. Mas vejam só, isso é uma opnião pessoal, não quer dizer que seja ruim apenas que meu estômago não tolera e meus olhos não gostam nem de ver. Vai que você algum dia vem para Coréia e se apaixona só de sentir o cheiro..vai

CASAMENTO NA CORÉIA DO SUL - PARTE 1 : REGISTRO CIVIL

Contei para vocês como conheci meu marido e quando decidimos oficializar nossa união. Mas sendo estrangeira eu deveria estar preparada para a enxurrada de documentos eu precisaria para casar aqui. Primeiro gostaria de dizer que o casamento civil na Coréia do Sul é bem diferente do que acontece no Brasil. Ai estamos acostumados a ir ao cartório, toda arrumada, com a presença da família e testemunhas e depois alguma breve recepção. Fonte: Kellyfontes Deleta tudo isso! Aqui é tipo: to aqui em casa de bobeira, vamos ali casar? rsrs. Tudo muito objetivo, é como ir se matricular numa faculdade. Sendo brasileira, que documentos vou precisar?Vou tentar dar um passo-a-passo para simplificar: 1. Antes de vir para Coréia, providencie a segunda via da sua certidão de nascimento (você irá precisar muito dela). 2. No site da  Embaixada do Brasil em Seul  preencha o formulário de Declaração de Estado Civil e peça para duas testemunhas assinarem e reconheça em cart