Pular para o conteúdo principal

CURIOSIDADES COREANAS

Assim como qualquer país tem seus hábitos e costumes, aqui na terra do K-pop não seria diferente. Aos poucos você vai percebendo as diferenças, algumas sutis e outras que causam aquele choque cultural tremendo. 

Embora a Coréia seja um país extremamente pequeno, morar em Seul e fora dela tem grandes diferenças. Hoje posso perceber isso mais claramente vivendo em Pohang.

Entretando, as curiosidades que vou listar aqui é de modo geral, visto de qualquer ponto da Coréia. Umas eu amo, outras ....

1. Regra de etiqueta coreana: Se há uma pessoa mais velha a mesa durante a  refeição, nem pense em dar a primeira garfada.

2. Não assoar o nariz durante a refeição, peça licença e faça isso bem longe. (Isso deveria ser aplicado em qualquer país, imagina todo mundo comendo e de repente vem aquele barulho gosmento ecaa).

3. Eu não sei vocês mas várias vezes minha barriga se recusou a aceitar alguma comida coreana e eu precisei correr mais rápido que o Flash para achar um banheiro kkkk. Felizmente, há banheiros públicos gratuitos EM TODOS OS LUGARES. Não importa onde você esteja, mas a probabilidade de voce achar um banheiro público,limpo e gratuito é grande.

4. Não sabe o que comer ? Existe um catálogo tão grande de opções de comida “entregues em domicílio” que já engordo só de pensar. Retificando, entregues em qualquer lugar rsrs.

Minha geladeira sabe rsrs
5. Mostrar as pernas e quase a bunda, pode! Saias e vestidos curtos são totalmente aceitáveis, mas usar decote  e mostrar seus "melôes" não pode tá! Essa parte superior do corpo é considerada muito sensual e deve ser preservada. 

6. Do mesmo jeito que eu e muitos brasileiros temos que lidar com aquela pergunta básica: Brasil ? Samba! Não o Brasil não é só samba. Aqui a Coréia não é só Psy. Você corre o risco de ser ignorado se perguntar se eles conhecem o Psy ou começam a dançar Gangnam Style.


7. Não que eu tenha viajado horrores pelo mundo, mas de todos os países que eu já visitei, de longe a  Coréia do Sul é extremamente segura. Não importa o lugar e nem a hora,eu me sinto segura andando sozinha. A probabilidade de você perder sua carteira e alguém deixar num posto policial é infinita. Mas é claro que como todo lugar, a ocasião faz o ladrão então você não deve dar bobeira né gente! Já ouvi poucos casos de alguns brasileiros que foram furtados.

8. Em contramão da curiosidade anterior com relação a segurança, a Coréia do Sul ainda vive em guerra gente. Até hoje não foi assinado um tratado de paz e entre as Coréias existe uma extensa faixa de terra chamada Zona Desmilitarizada, cercada por arame farpado e vigiada por soltados e câmeras 24 horas por dia. Não é a toa que vez ou outra rola umas tensões entre os países quando cada um faz algum tipo de teste ou treinamento. 


E curiosamente os coreanos parecem não ligar muito para isso. Várias vezes já perguntei o que eles achavam dessa tensão e eles abrem um leve sorriso e dizem para não se preocupar que é apenas o Norte querendo chamar atenção. (eu particularmente não sei até quando eles vão levar isso na brincadeira)

9. Você acha que bebe muito? Garanto que perde feio para os coreanos. Eles bebem como se não houvesse amanhã, mas o amanhã virá e eles tem que acordar cedo para trabalhar kkkk



10. Embora deliciosa e rica em verduras, a culinária coreana não é nada saudável. Pratos extremamente apimentados e um país com alto índice de câncer no estômago. Sempre que posso eu evito comer essas comidas apimentadas, até porque como disse mais em cima, as vezes me da logo um "revestrez". Sabe como é né gente, o corpo não nasceu para isso,eles já são acostumados desde que nascem.

11. Estrangeiro tem uma certa "liberdade" e "carta branca" para as coisas aqui. Por exemplo: Você está toda animada usando seu decote, talvez os coreanos olhem para você estranhos e com curiosidade mas ai ele pensam: ah é estrangeira, deixa para lá. Mas se uma coreana resolver fazer o mesmo, pode ser "repreendida" por uma ajumma. Ou se o seu coreano ainda não tá legal e você fala de forma informal com alguém mais velho, talvez ele arregale o olho devido a forma como você se dirige a ele mas ai ele pensa:  ah é estrangeiro, ainda ta aprendendo então deixa para lá. Estão entendendo a situação né? 

Eu particularmente evito usar minha "carta branca" para não ser muito apontada, tento me esforçar para aprender os costumes locais e evitar comentários chatos. Prefiro ouvir um:nossa como ela aprende rápido, nossa como ela é esforçada do que um...ah ela é estrangeira então releva. Acho isso chato, é como se eu não me importasse em respeitar o costume deles.

Gostou do blog? Deixe seu comentário e nós siga para ficar por dentro das novidades!

안녕 ❤

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNERAL NA CORÉIA DO SUL

Eu não achei que eu fosse escrever tão cedo sobre esse assunto mas enquanto tenho vívido na minha memória, gostaria de compartilhar com vocês sobre o funeral na Coreia do Sul. Recentemente minha sogra faleceu e sendo meu marido o primogênito, precisou ficar a frente de todo o processo e eu como esposa sempre acompanhando. Não sei se vocês sabem mas aqui tem o velório tradicional e o moderno e o que posso contar com detalhes é o moderno. Com duração de 3 dias, o funeral inicia com o aluguel de uma sala em que consta um refeitório para receber amigos e parentes e uma sala com o altar para as reverências ao falecido, com foto, flores velas, incensos, frutas etc.. Dia 1 Os homens ficam vestidos de terno preto e blusa branca e as mulheres usam tipo um hanbok preto com laço branco no cabelo. Foto retirada da internet O primogênito além do terno, usou no primeiro dia tipo um jaleco branco, vestido apenas pela metade, para simbolizar o inicio do processo do velór

TOP 5: COMIDAS COREANAS ESTRANHAS

Morando na Coréia obviamente que rola aquele choque cultural e a primeira coisa que eu sinto falta quando viajo é da comidinha de casa. Aqui não seria diferente uma vez que tudo é muito apimentado (tipo apimentado mesmo), carne de vaca é muito cara, se come muito porco e o frango frito coreano é bem famosinho. A primeira vez que vim a Coréia, em 2014, eu precisei de 1 mês para me adaptar e durante esse tempo perdi alguns quilinhos. Kimchi? Nem pensar, eu não queria nem sentir o cheiro. Carne de porco? Nunca tinha comido (eu sempre lembrava das minhas aulas de ciências sobre os vermes que vinham dos porcos kkk) Com certeza prestei atenção nessa aula kkkk Por isso hoje quero mostrar para vocês algumas comidas que eu não como nem que a vaca tussa. Mas vejam só, isso é uma opnião pessoal, não quer dizer que seja ruim apenas que meu estômago não tolera e meus olhos não gostam nem de ver. Vai que você algum dia vem para Coréia e se apaixona só de sentir o cheiro..vai

CASAMENTO NA CORÉIA DO SUL - PARTE 1 : REGISTRO CIVIL

Contei para vocês como conheci meu marido e quando decidimos oficializar nossa união. Mas sendo estrangeira eu deveria estar preparada para a enxurrada de documentos eu precisaria para casar aqui. Primeiro gostaria de dizer que o casamento civil na Coréia do Sul é bem diferente do que acontece no Brasil. Ai estamos acostumados a ir ao cartório, toda arrumada, com a presença da família e testemunhas e depois alguma breve recepção. Fonte: Kellyfontes Deleta tudo isso! Aqui é tipo: to aqui em casa de bobeira, vamos ali casar? rsrs. Tudo muito objetivo, é como ir se matricular numa faculdade. Sendo brasileira, que documentos vou precisar?Vou tentar dar um passo-a-passo para simplificar: 1. Antes de vir para Coréia, providencie a segunda via da sua certidão de nascimento (você irá precisar muito dela). 2. No site da  Embaixada do Brasil em Seul  preencha o formulário de Declaração de Estado Civil e peça para duas testemunhas assinarem e reconheça em cart