Pular para o conteúdo principal

BLOG MY KOREAN DREAM RESPONDE !!!

Oi pessoal! Como prometido, o post de hoje será para responder as dúvidas de vocês com relação a vida na Coréia do Sul. Quem perdeu o prazo não se preocupe, fiquem à vontade para perguntar sempre que desejarem.

1. Custo de vida na Coréia do Sul: Não gosto de fazer comparações então tudo o que eu disser aqui será baseado dentro de uma média salarial coreana de 1,800.000 won a 2,800.000 won. 

Vou fazer uma lista para vocês terem uma noção de quanto custa as coisas por aqui. (Mas se vocês quiserem muito saber quanto dá em reais, a cotação de hoje, arrendondando é de R$1,00 = 345won, ou seja basta você dividir o valor por 345 para saber quanto dá em reais)

>Despesas básicas
- Ticket ônibus 1000 won a 1600 won 
- Ticket metrô: 1260 won
- Refeição básica:  5000 won a 15,000 won
- Aluguel: depende do local, pode variar de 300,000 won a 1,500.000 won
- Água e luz - uma média de 50,000 won a 80,000 won

>Comprinhas no supermercado:
- Garrafinha de 500ml de água mineral :  800 won a 1000 won
- 1 cacho de banana: 3000 won a 4000 won
- 1 pacote com 5 macarrões instantâneos: 2800 won a 3500 won
- Sabão em pó - 6800 won a 9000 won
- 100g de carne : 800 won a 4000 won
- kg da uva:  1500 a 1900 won
- Pacote de pão de forma: 2000 won a 3000 won
- 2l de leite -  2800 won a 4000 won

>Diversão
- Cafeteria - 1500 won a 5000 won entre café simples aos mais elaborados 
- Cinema - a partir de 7000 won 
- Binsu (Sobremesa coreana) - 5000 won a 10,000 won
- Ingressos parques,museus,templos - a partir de 5000 won

>Compras
- Sapato - a partir de 8000 won
- Roupas - a partir de 5000 won

Não é nada barato viver aqui....

2. Culinária Coreana: Se você não curte verdura, carne de porco e pimenta (muita pimenta) aqui não é o seu lugar. Carne de vaca é muito cara, então é comum comer porco ou frango. Os mariscos também tem sobrando mas, são também um pouco carinhos. Eles também adoram comer comida crua, fresca. Eu não curto, prefiro tudo cozido e quentinho rsrs.

3. Existe preconceito e racismo na Coréia do Sul? Existe sim. Você vai ser maltrada? Não. A Coréia é considerado um dos países mais homogêneos do mundo e saindo do esteriótipo deles você já é considerado diferente. Mesmo não tendo a pele com tom mais escuro, já senti inúmeras vezes o xenofobismo por aqui. Mas como você vai lidar com isso eu não sei, eu particularmente decidi não ficar sofrendo e fui viver a vida. Até porque a Coréia sempre me proporcionou momentos infinitamente mais felizes do que os olhares de "reprovação" de alguns coreanos. No geral, sempre fui bem recebida e até morando fora da capital (onde tem a mente mais aberta) não tenho problemas com isso. Até brinco com meu marido e digo que sou a nova atração da cidade. Resumindo: Você será notada sim, vão comentar talvez , te tratar mal acho que não.
3.1 Ah, mas eu sou negra, será que consigo namorar um coreano? Se for um coreano com a mente aberta, viajado, que não more em cidade pequena a probabilidade é maior. Algumas regiões da Coréia so Sul tem a mente bem fechada para estrangeiros no geral e mesmo aqueles que querem ter um relacionamento com estrangeiras só por curiosidade, podem não querer se relacionar com negras.
3.2 Existem lugares que estrangeiros são proibidos de entrar?Sim! Vários... Me sinto mal com isso? De forma alguma, porque eu iria querer entrar em um lugar onde não sou bem-vinda? Quantas boates por ai pelo mundo não tem suas regras sobre quem pode ou não entrar? 

"Americanos são são bem vindos aqui" (Fonte: abdicoreia)

"Estrangeiros não podem entrar neste clube" (fonte: 9Gag)

"Apenas coreanos são permitidos porque nossos funcionários não são capazes de se comunicar em inglês. Não é racismo, desculpe" (Fonte: abdicoreia)
4. Como você conseguiu ir morar na Coréia? Primeiramente morar aqui nunca foi meu objetivo de vida. Minha experiência com a Coréia do Sul começou em 2014,uns dois anos antes eu tinha decidido que queria estudar coreano (pura loucura, nenhum objetivo de vida em utilizar essa língua) e com isso vivi de água e pão, juntando todo dinheiro que podia para vir. Paguei o curso de coreano, morava com uma família pelo sistema de Homestay e de resto curtia a Coréia nos meses que permaneci. Eu sabia que morar aqui seria bem difícil, tantos por questões financeiras como pela questão cultural mas, pela força do destino retornei esse ano devido meu marido ser coreano.

5. Já encontrou ídolos de K-pop na rua? A primeira vez que vim a Coréia, em 2014, sem querer, passeando pelo aeroporto de Gimpo (que ficava perto da minha casa), esbarrei com o grupo 2NE1 chegando ao aeroporto. Eu obviamente não sabia que eram elas até eu ver a notícia na internet e comparar com as fotos que eu tinha tirado.


2NE1 - 2014 no aeroporto Gimpo
Também vi a gravação de umas das cenas do dorama Fated to Love You. Aquela cena do anel voando no shopping e caindo dentro da cerca do cachorro. Sim, eu estava lá vendo tudo rsrs.(se bobiar apareço na filmagem kkk)




6. Só quem assiste dorama são as senhorinhas coreanas? Perguntei aos coreanos que conheço sobre isso e o público maior são as ajummas sim porém os jovens também assistem. Entretando as senhorinhas coreanas não curtem muito esses doramas muito modernos, tipo com et e cartoon.

7. Padrão de beleza coreano: Aparência na Coréia é muito importante e fazendo um resumo: você precisa ser magra e ter a pele branca como porcelana. Se você for gordinha, pele bronzeada, rostinho não for delicado e fofo, você já está fora dos padrões.
Não é à toa que as cirurgias plásticas aqui estão por todo canto e olha, eles fazem milagres.
Os coreanos estão sempre bem vestidos, ligados nas tendências da moda, as coreanas sempre maquiadas. Se eu não me cuidar, vou ficar mais enrrugada que minha sogra rsrs.


8. Cosméticos coreanos: Famosos e considerados um dos melhores do mundo, aqui você encontra de tudo, tipo vale de tudo para ficar com a pele de porcelana meu bem! Pó de pérola, baba de caracol, lava vulcânica da ilha de Jeju (tipo a Fernando de Noronha deles), ginseng vermelho etc etc. Aparece de tudo por aqui e os resultados são mesmo fantásticos e o bolso fica em prantos rsrs. Fora as linhas de cosméticos para clarear a pele. 

9. É perigoso? De todos os países que já visitei (não que tenham sido muitos) de longe eu considero a Coréia do Sul o mais seguro. Seja na capital ou no interior, de dia ou de noite, sozinha ou acompanhada...seja o que for mas nunca me senti insegura. Você pode andar com seu celular, sua camêra super potente e eles não estão nem ai para você. Não que o indice de criminalidade aqui seja zero mas com certeza é infinitamente reduzido. Câmeras de segurança espalhadas por todo país e em todo buraco. E não é porque eu considero um país seguro que vou também dar bobeira né gente. Tenhamos bom senso também.

10. Vai ter guerra da Coréia do Sul e da Coréia do Norte? Como vocês devem saber (ou não) tecnicamente as duas Coréias ainda estão em guerra. Até hoje (14 de novembro de 2016) não foi assinado o tratado de paz. Frequentemente o Norte faz seus testes e vive fazendo ameaças ao Sul que consequentemente também faz seus treinamentos e responde as provocações do Norte. Ou seja, fica nesse pega-não pega há anos. E o que os coreanos acham disso? Eles estão muito ocupados para se preocupar com isso.


11. Já comeu carne de cachorro ? Que eu saiba não rsrs.  Atualmente o costume de comer carne de cachorro é mais praticado pelos mais velhos e tem restaurantes específicos para isso. Várias vezes já presenciei cenas de jovens pedindo assinaturas para proibir do consumo da carne de cachorro. Ou seja, a nova geração está começando a mudar seus pensamentos com determinados costumes.

Quer saber mais sobre a vida na Coréia? Siga nosso blog e fique por dentro de todas as novidades!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNERAL NA CORÉIA DO SUL

Eu não achei que eu fosse escrever tão cedo sobre esse assunto mas enquanto tenho vívido na minha memória, gostaria de compartilhar com vocês sobre o funeral na Coreia do Sul. Recentemente minha sogra faleceu e sendo meu marido o primogênito, precisou ficar a frente de todo o processo e eu como esposa sempre acompanhando. Não sei se vocês sabem mas aqui tem o velório tradicional e o moderno e o que posso contar com detalhes é o moderno. Com duração de 3 dias, o funeral inicia com o aluguel de uma sala em que consta um refeitório para receber amigos e parentes e uma sala com o altar para as reverências ao falecido, com foto, flores velas, incensos, frutas etc.. Dia 1 Os homens ficam vestidos de terno preto e blusa branca e as mulheres usam tipo um hanbok preto com laço branco no cabelo. Foto retirada da internet O primogênito além do terno, usou no primeiro dia tipo um jaleco branco, vestido apenas pela metade, para simbolizar o inicio do processo do velór

TOP 5: COMIDAS COREANAS ESTRANHAS

Morando na Coréia obviamente que rola aquele choque cultural e a primeira coisa que eu sinto falta quando viajo é da comidinha de casa. Aqui não seria diferente uma vez que tudo é muito apimentado (tipo apimentado mesmo), carne de vaca é muito cara, se come muito porco e o frango frito coreano é bem famosinho. A primeira vez que vim a Coréia, em 2014, eu precisei de 1 mês para me adaptar e durante esse tempo perdi alguns quilinhos. Kimchi? Nem pensar, eu não queria nem sentir o cheiro. Carne de porco? Nunca tinha comido (eu sempre lembrava das minhas aulas de ciências sobre os vermes que vinham dos porcos kkk) Com certeza prestei atenção nessa aula kkkk Por isso hoje quero mostrar para vocês algumas comidas que eu não como nem que a vaca tussa. Mas vejam só, isso é uma opnião pessoal, não quer dizer que seja ruim apenas que meu estômago não tolera e meus olhos não gostam nem de ver. Vai que você algum dia vem para Coréia e se apaixona só de sentir o cheiro..vai

CASAMENTO NA CORÉIA DO SUL - PARTE 1 : REGISTRO CIVIL

Contei para vocês como conheci meu marido e quando decidimos oficializar nossa união. Mas sendo estrangeira eu deveria estar preparada para a enxurrada de documentos eu precisaria para casar aqui. Primeiro gostaria de dizer que o casamento civil na Coréia do Sul é bem diferente do que acontece no Brasil. Ai estamos acostumados a ir ao cartório, toda arrumada, com a presença da família e testemunhas e depois alguma breve recepção. Fonte: Kellyfontes Deleta tudo isso! Aqui é tipo: to aqui em casa de bobeira, vamos ali casar? rsrs. Tudo muito objetivo, é como ir se matricular numa faculdade. Sendo brasileira, que documentos vou precisar?Vou tentar dar um passo-a-passo para simplificar: 1. Antes de vir para Coréia, providencie a segunda via da sua certidão de nascimento (você irá precisar muito dela). 2. No site da  Embaixada do Brasil em Seul  preencha o formulário de Declaração de Estado Civil e peça para duas testemunhas assinarem e reconheça em cart