Pular para o conteúdo principal

A SUBCULTURA DA TATUAGEM NA COREIA DO SUL



Oi pessoal, hoje vamos falar de algo polêmico mas super interessante: tatuagem na Coreia do Sul. 

Não é ilegal ter tatuagens na Coréia do Sul, mas é ilegal ser um tatuador sem licença médica (isso mesmo que você leu). 

Não é ilegal ter uma tatuagem, e não é ilegal fazer uma tatuagem no país. No entanto, a tatuagem é considerada um procedimento médico invasivo. Da mesma forma que um país não permite que alguém execute cirurgia em sua sala de estar, a Coréia do Sul não está disposta a permitir que as pessoas obtenham tatuagens em uma sala de tatuagem. Não, a menos que seja administrado por um profissional médico, pelo menos.

Ai você se pergunta, quem iria se matar de estudar por anos, fazer um curso (hiper mega top master difícil) que deve ser medicina, para no final virar tatuador? Minha resposta é: não tenho a menor idéia de quem é o louco!

Atualmente, os artistas tatuadores têm que ir para o subsolo, às vezes literalmente, praticar seu comércio. e são encontrados em porões, e seus locais são apenas espalhados por boca a boca.

Se for pego, tatuadores enfrentam multas e prisão por violar os códigos de saúde pública. Mas isso não impediu que esses estúdios subterrâneos existam. Assim como não é dificil de achar estúdios famosos e visíveis a todos bem como conheço muitos brasileiros que já fizeram suas tatuagens na Coreia ou retocaram.

Foto: Ed Jones
Para um país que é altamente progressista quando se trata de moda e cultura pop, esta questão representa um desafio para os jovens coreanos que procuram se expressar além de roupas e acessórios. A menos que eles deixem o país, eles não podem legalmente fazer uma tatuagem. Se eles visitam um "salão subterrâneo", correm o risco de serem presos - e levando a loja para baixo com eles.

E se você é mulher e coreana, o problema é ainda maior. Os coreanos ainda criam essa idealização da mulher perfeita, branca como uma porcela e sem defeitos. Quem assiste drama histórico, deve saber que o rei jamais se casaria com uma mulher que tivesse qualquer tipo de marca no corpo, tinha que ser apenas e somente perfeita.

Foto: Peter Ash Lee

Foto: Peter Ash Lee
Para eles as tatuagens destroem a pureza física e simbólica da tradicional mulher coreana. E qualquer coisa além de um clássico piercing na orelha desenha um estigma de atividade criminosa e tons escuros. Então o que acontece quando você é uma menina coreana com tatuagens e você também é uma tatuadora?A cultura da tatuagem é menos sobre desrespeitar a cultura coreana, e mais sobre respeitar a si mesmo.

Durante o século XX, membros de "famílias" do crime começaram a usar tatuagens que identificavam a gangue a que pertenciam - uma prática aprendida com grupos de crime organizado no Japão. Assim, durante muito tempo, a impressão geral era de que as pessoas com tatuagens eram, em pior das hipóteses, criminosos perigosos e, na melhor das hipóteses, não confiáveis. 

Embora essas atitudes persistam nos membros das gerações mais velhas na sociedade e entre alguns outros grupos, a percepção das tatuagens e daqueles que os têm está mudando na sociedade coreana.

Houve um tempo, não muito tempo atrás, que as pessoas com tatuagens não eram permitidos em banhos públicos ou piscinas, e até difícil de conseguir um emprego. Acontece de você ouvir de alguém que fulano foi demitido porque tinha uma tatuagem. até mesmo em entrevistas de emprego, eles já perguntam e por vezes nos formulários da entrevista tem o desenho do corpo que eles indicam onde está esta tatuagem.

Estrangeiros com tatuagens visíveis podem receber alguns olhares reprovatórios ou pequenos murmirinhos mas nada que vá agredir você diretamente (lembrando que temos uma certa "liberdade" porque somos estrangeiros e eles relevam). Um asiático com uma tatuagem, especialmente um coreano étnico, ainda pode ter alguns problemas em locais públicos.

Então se você é estrangeiro e tem uma tatuagem visível, relaxa! Vem curtir a Coréia e ser feliz. Qualquer esquisitisse sempre vai ser justificada pelo fato de sermos estrangeiros.

Foto: Ed Jones
Mesmo que ter uma tatuagem não seja um crime, uma vez que os militares não aceitam homens com grandes tatuagens (por uma série de razões complexas próprias), os jovens que tem tatuagens muito grandes antes de realizar seu dever militar (todos os homens são obrigados a servir cerca de dois anos de serviço militar ) pode ser acusado de "esboço para evitar o serviço", uma ofensa criminal.

Felizmente, os dias em que as pessoas com tatuagens tiveram de mantê-las escondidas por por debaixo de roupas longas, por exemplo, passou em Seul, e gradualmente, vem  acontecendo em outras partes do país também. Mas ainda assim em cidades menores o preconceito pode ser ainda forte.

Saiba um pouco no video (assista aqui)

Fonte 1: www.i-d.vice.com

Fonte 2: www.korea4expats.com


Comentários

  1. Sou Bio médica e trabalho com micropigmentação paramédica (reconstrução de aureula mamária, sombrancelhas, coloração labial, camuflagem de cicatrizes e estrias). A técnica é muito semelhante à tatuagem, em algumas técnicas usamos até mesmo a máquina de tatuagem. Um Bio médico pode trabalhar com micropigmentação na Coreia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente verificando as leis vigentes para saber se é possível ou não. A área médica aqui bem restrita.

      Excluir
  2. pretendo ir pra Coréia fazer meu intercâmbio, e tenho tatuagens
    penso em arrumar um emprego lá e ficar
    é difícil arrumar emprego sendo estrangeiro e tatuada ?

    ResponderExcluir
  3. Você acredita que tatuagens podem influenciar em. Processo de adoção internacional na Coreia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho idéia pois não conheço as dificuldades e burocracias do processo de adoção internacional.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FUNERAL NA CORÉIA DO SUL

Eu não achei que eu fosse escrever tão cedo sobre esse assunto mas enquanto tenho vívido na minha memória, gostaria de compartilhar com vocês sobre o funeral na Coreia do Sul. Recentemente minha sogra faleceu e sendo meu marido o primogênito, precisou ficar a frente de todo o processo e eu como esposa sempre acompanhando. Não sei se vocês sabem mas aqui tem o velório tradicional e o moderno e o que posso contar com detalhes é o moderno. Com duração de 3 dias, o funeral inicia com o aluguel de uma sala em que consta um refeitório para receber amigos e parentes e uma sala com o altar para as reverências ao falecido, com foto, flores velas, incensos, frutas etc.. Dia 1 Os homens ficam vestidos de terno preto e blusa branca e as mulheres usam tipo um hanbok preto com laço branco no cabelo. Foto retirada da internet O primogênito além do terno, usou no primeiro dia tipo um jaleco branco, vestido apenas pela metade, para simbolizar o inicio do processo do velór

TOP 5: COMIDAS COREANAS ESTRANHAS

Morando na Coréia obviamente que rola aquele choque cultural e a primeira coisa que eu sinto falta quando viajo é da comidinha de casa. Aqui não seria diferente uma vez que tudo é muito apimentado (tipo apimentado mesmo), carne de vaca é muito cara, se come muito porco e o frango frito coreano é bem famosinho. A primeira vez que vim a Coréia, em 2014, eu precisei de 1 mês para me adaptar e durante esse tempo perdi alguns quilinhos. Kimchi? Nem pensar, eu não queria nem sentir o cheiro. Carne de porco? Nunca tinha comido (eu sempre lembrava das minhas aulas de ciências sobre os vermes que vinham dos porcos kkk) Com certeza prestei atenção nessa aula kkkk Por isso hoje quero mostrar para vocês algumas comidas que eu não como nem que a vaca tussa. Mas vejam só, isso é uma opnião pessoal, não quer dizer que seja ruim apenas que meu estômago não tolera e meus olhos não gostam nem de ver. Vai que você algum dia vem para Coréia e se apaixona só de sentir o cheiro..vai

CASAMENTO NA CORÉIA DO SUL - PARTE 1 : REGISTRO CIVIL

Contei para vocês como conheci meu marido e quando decidimos oficializar nossa união. Mas sendo estrangeira eu deveria estar preparada para a enxurrada de documentos eu precisaria para casar aqui. Primeiro gostaria de dizer que o casamento civil na Coréia do Sul é bem diferente do que acontece no Brasil. Ai estamos acostumados a ir ao cartório, toda arrumada, com a presença da família e testemunhas e depois alguma breve recepção. Fonte: Kellyfontes Deleta tudo isso! Aqui é tipo: to aqui em casa de bobeira, vamos ali casar? rsrs. Tudo muito objetivo, é como ir se matricular numa faculdade. Sendo brasileira, que documentos vou precisar?Vou tentar dar um passo-a-passo para simplificar: 1. Antes de vir para Coréia, providencie a segunda via da sua certidão de nascimento (você irá precisar muito dela). 2. No site da  Embaixada do Brasil em Seul  preencha o formulário de Declaração de Estado Civil e peça para duas testemunhas assinarem e reconheça em cart