Pular para o conteúdo principal

IMIGRAÇÃO COREANA E PROGRAMAS DE INTEGRAÇÃO PARA FAMÍLIAS MULTICULTURAIS


Você sabia que na Coreia do Sul há um suporte para as famílias multiculturais? Por exemplo se você é brasileiro (a) casado com um coreano (a),pode receber auxilio para se incluir a sociedade através de programas oferecidos pelo governo coreano. Mas como?

KIIP (Korean Immigration and Integration Program) oferece aos imigrantes educação para a integração social (artigo 39, 40 da Lei de Imigração), que visa ajudar os estrangeiros a ter uma compreensão sistemática dos requisitos básicos (língua coreana e cultura, sociedade coreana,entendimento, entre outros) para se adaptar à vida na Coreia e ser um membro da sociedade totalmente independente. 

Porém não apenas imigrantes através de matrimonio que tem direito. Todos os estrangeiros detentores de um cartão de registro de estrangeiro ou cartão de residência doméstica e que residem legalmente na Coreia e coreanos naturalizados que tenham adquirido a cidadania nos últimos 3 anos também tem direito.

Eu utilizo esse sistema e acho fantástico não ter que pagar pelas minhas aulas. Os professores são maravilhosos e super atenciosos. Você só precisa pagar pelo material de estudo.

Mas é só isso Amanda? Não!!! Também posso tirar minha carteira de motorista com aulas gratuitas de direção. (adoroo)



Eles também ajudam os imigrantes a conseguir um emprego.Sim! Basta se cadastrar e eles auxiliam no processo da busca por um trabalho conforme suas habilidades.

O fato de existir esses programas de inclusão me deixa super confortável. Qualquer dúvida que eu tiver ou ajuda que eu precisar, basta buscar com eles as informações que eu preciso.

Se a vida cotidiana já é difícil para os próprios coreanos, imagine para um imigrante. Segundo o site do governo metropolitano de Seul, a visão deles é fazer as famílias multiculturais mais felizes e para isso foram criados 4 objetivos principais:
  • reforçar as capacidades dos imigrantes matrimoniais, 
  • apoiar a educação de crianças de famílias multiculturais, 
  • reforçar as relações familiares multiculturais saudáveis 
  • promover uma sociedade multicultural sólida.
E como eles pretendem fazer isso? Aqui vão as 7 principais tarefas que o governo propõe:

① Reforçar o apoio para o estabelecimento estável e independência financeira dos imigrantes através do casamento.
② Apoiar a educação personalizada para crianças de famílias multiculturais e estudantes que retornam à Coréia.
③ Ajudar as famílias multiculturais a evitar vários tipos de crises e a proteger os seus direitos.
④ Reforçar as relações familiares saudáveis de famílias multiculturais.
⑤ Melhorar o fornecimento de informação estreitamente relacionada com a vida cotidiana.
⑥ Melhorar a percepção social das famílias multiculturais.
⑦ Preparar e organizar o sistema de apoio às famílias multiculturais. Programas específicos: agência centrada no emprego e empreendedorismo, comunidade de pais, estabelecimento de uma rede de segurança para famílias multiculturais em crise (salvamento de emergência e aconselhamento integral), etc.

Tem como não amar esse país?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNERAL NA CORÉIA DO SUL

Eu não achei que eu fosse escrever tão cedo sobre esse assunto mas enquanto tenho vívido na minha memória, gostaria de compartilhar com vocês sobre o funeral na Coreia do Sul. Recentemente minha sogra faleceu e sendo meu marido o primogênito, precisou ficar a frente de todo o processo e eu como esposa sempre acompanhando. Não sei se vocês sabem mas aqui tem o velório tradicional e o moderno e o que posso contar com detalhes é o moderno. Com duração de 3 dias, o funeral inicia com o aluguel de uma sala em que consta um refeitório para receber amigos e parentes e uma sala com o altar para as reverências ao falecido, com foto, flores velas, incensos, frutas etc.. Dia 1 Os homens ficam vestidos de terno preto e blusa branca e as mulheres usam tipo um hanbok preto com laço branco no cabelo. Foto retirada da internet O primogênito além do terno, usou no primeiro dia tipo um jaleco branco, vestido apenas pela metade, para simbolizar o inicio do processo do velór

TOP 5: COMIDAS COREANAS ESTRANHAS

Morando na Coréia obviamente que rola aquele choque cultural e a primeira coisa que eu sinto falta quando viajo é da comidinha de casa. Aqui não seria diferente uma vez que tudo é muito apimentado (tipo apimentado mesmo), carne de vaca é muito cara, se come muito porco e o frango frito coreano é bem famosinho. A primeira vez que vim a Coréia, em 2014, eu precisei de 1 mês para me adaptar e durante esse tempo perdi alguns quilinhos. Kimchi? Nem pensar, eu não queria nem sentir o cheiro. Carne de porco? Nunca tinha comido (eu sempre lembrava das minhas aulas de ciências sobre os vermes que vinham dos porcos kkk) Com certeza prestei atenção nessa aula kkkk Por isso hoje quero mostrar para vocês algumas comidas que eu não como nem que a vaca tussa. Mas vejam só, isso é uma opnião pessoal, não quer dizer que seja ruim apenas que meu estômago não tolera e meus olhos não gostam nem de ver. Vai que você algum dia vem para Coréia e se apaixona só de sentir o cheiro..vai

CASAMENTO NA CORÉIA DO SUL - PARTE 1 : REGISTRO CIVIL

Contei para vocês como conheci meu marido e quando decidimos oficializar nossa união. Mas sendo estrangeira eu deveria estar preparada para a enxurrada de documentos eu precisaria para casar aqui. Primeiro gostaria de dizer que o casamento civil na Coréia do Sul é bem diferente do que acontece no Brasil. Ai estamos acostumados a ir ao cartório, toda arrumada, com a presença da família e testemunhas e depois alguma breve recepção. Fonte: Kellyfontes Deleta tudo isso! Aqui é tipo: to aqui em casa de bobeira, vamos ali casar? rsrs. Tudo muito objetivo, é como ir se matricular numa faculdade. Sendo brasileira, que documentos vou precisar?Vou tentar dar um passo-a-passo para simplificar: 1. Antes de vir para Coréia, providencie a segunda via da sua certidão de nascimento (você irá precisar muito dela). 2. No site da  Embaixada do Brasil em Seul  preencha o formulário de Declaração de Estado Civil e peça para duas testemunhas assinarem e reconheça em cart