Pular para o conteúdo principal

DICAS DE COMO VIAJAR PARA COREIA DO SUL POR CONTA PRÓPRIA - PARTE 3 TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO

Vamos para a parte difícil da nossa viagem? Que tipo de gastos vou ter durante a estadia?

Primeiramente gostaria de esclarecer que a Coreia é um país caro e Seul é a cidade mais cara para se viver. Porém, é possível aproveitar muito bem suas férias ou estudos por aqui sem passar fome.

Segundo, as informações que vou passar abaixo será na moeda local, Won. Para ter uma ideia de quanto está o won segundo o dolar, peguei a cotação com o Banco Central do Brasil.

Fonte: Banco Central do Brasil
01. Alimentação 

Aqui você vai encontrar grandes redes de supermercados como HomePlus, Emart, GS Market onde pode dar uma boa pesquisada qual melhor local para uma feirinha.

No exemplo abaixo, veja que diferença de preço pode variar bastante para comprar 500g de morango:


***Dicas

  • Visite os supermercados a noite, quando eles estiverem próximos de fechar. Há muitas promoções de produtos que não podem ser vendidos no dia seguinte.
  • Procure pelos produtos "no brand" eles são super em conta e de qualidade.






  • Comprar pela internet ainda é mais barato que ir no supermercado diretamente. Se tiver a chance e possibilidade, escolha também esse caminho.
  • Práticas e abertas por 24hrs, visite as lojas de conveniência somente se for muito necessário, porque elas são bem mais caras. 


 1.1 Comendo fora

Comer fora pode ser uma boa opção para economizar no supermercado (só acho). As vezes sai caro você tentar fazer o prato em casa quando encontra ele baratinho nas ruas daqui.

Por exemplo, para fazer um kimbap você precisa comprar arroz, alga, nabo amarelo, ovo, presunto etc etc.. E você compra uma peça inteira por 1000~1500won, super baratinho.

Em restaurantes simples, você gasta em média 5000~7000won por uma refeição. Muitas refeições também servem duas pessoas, principalmente as carnes (famoso churrasco coreano). Ai é mais fácil você dividir com alguém a conta e não ficar muito pesado.

Água é gratuita nos restaurantes.

No geral, acredito que um gasto diário de 12000~15000won em alimentação.

1.2 Cafeterias

Tem de todo jeito e para todos os gostos. Mas não vá todos os dias porque ai pesa no seu orçamento.

Dependendo do que você vai pedir para beber (apenas a bebida), sai em torno de 2000~7000won...ai você imagina indo umas 2x por dia todos os dias... o bolso não aguenta não.

02. Transporte

Como vocês já devem saber, o transporte público aqui é simplesmente sensacional. Seul é muito bem servida de ônibus e metrô e até andar de taxi não é tão caro também.

Abaixo tabela de valores do transporte:
TransportationAge groupT-moneyCash
SubwayAdults1,250 won1,350 won
Youth720 won1,350 won
Children450 won450 won
Blue Bus / Green Bus
(4-digit number)
Adults1,200 won1,300 won
Youth720 won1,000 won
Children450 won450 won
Green Village Bus
(2-digit number)
Adults900 won1,000 won
Youth480 won550 won
Children300 won300 won
Yellow Bus (circular route bus)Adults1,100 won1,200 won
Youth560 won800 won
Children350 won350 won
Red Bus (express bus)Adults2,300 won2,400 won
Youth1,360 won1,800 won
Children1,200 won1,200 won
Night BusAdults2,150 won2,250 won
Youth1,360 won1,800 won
Children1,200 won1,200 won
Fonte: VisitKorea

03. Viajando para fora de Seul

3.1 KTX

Quer visitar outra cidade utilizando KTX (trem bala coreano)? Ideal para quem não quer perder tempo.

Abaixo uma cotação de Seul para Busan. Observem que em algum horários há descontos (aquele momento para economizar):



Os valores acima valem apenas para um trecho.

**Dica: Pode acontecer de não ter mais lugares para determinado horário e eles geralmente te oferecem um bilhete mais barato para "ir em pé". De fato você não vai fazer uma viagem de 2-3horas assim, porque os ktx não saem de Seul lotados.Eles fazem algumas paradas no caminho para outros passageiros embarcarem e então entre uma parada e outra você pode sentar no acentro que ainda não foi ocupado. Se o dono na próxima parada embarcar, ai você pode procurar outro assento vazio.

É uma boa opção para economizar um pouco mais.


3.2 Viajando para Jeju

Quer visitar a ilha de Jeju? Abaixo um exemplo de cotação que obviamente pode sofrer alterações, dependendo da cia aérea ,dia e horário.

Valor da ida a esquerda / Valor da volta a direita

Gostou das nossas dicas? Ou ficou com alguma dúvida? Deixa seu comentário, que será um prazer em lhe ajudar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNERAL NA CORÉIA DO SUL

Eu não achei que eu fosse escrever tão cedo sobre esse assunto mas enquanto tenho vívido na minha memória, gostaria de compartilhar com vocês sobre o funeral na Coreia do Sul. Recentemente minha sogra faleceu e sendo meu marido o primogênito, precisou ficar a frente de todo o processo e eu como esposa sempre acompanhando. Não sei se vocês sabem mas aqui tem o velório tradicional e o moderno e o que posso contar com detalhes é o moderno. Com duração de 3 dias, o funeral inicia com o aluguel de uma sala em que consta um refeitório para receber amigos e parentes e uma sala com o altar para as reverências ao falecido, com foto, flores velas, incensos, frutas etc.. Dia 1 Os homens ficam vestidos de terno preto e blusa branca e as mulheres usam tipo um hanbok preto com laço branco no cabelo. Foto retirada da internet O primogênito além do terno, usou no primeiro dia tipo um jaleco branco, vestido apenas pela metade, para simbolizar o inicio do processo do velór

TOP 5: COMIDAS COREANAS ESTRANHAS

Morando na Coréia obviamente que rola aquele choque cultural e a primeira coisa que eu sinto falta quando viajo é da comidinha de casa. Aqui não seria diferente uma vez que tudo é muito apimentado (tipo apimentado mesmo), carne de vaca é muito cara, se come muito porco e o frango frito coreano é bem famosinho. A primeira vez que vim a Coréia, em 2014, eu precisei de 1 mês para me adaptar e durante esse tempo perdi alguns quilinhos. Kimchi? Nem pensar, eu não queria nem sentir o cheiro. Carne de porco? Nunca tinha comido (eu sempre lembrava das minhas aulas de ciências sobre os vermes que vinham dos porcos kkk) Com certeza prestei atenção nessa aula kkkk Por isso hoje quero mostrar para vocês algumas comidas que eu não como nem que a vaca tussa. Mas vejam só, isso é uma opnião pessoal, não quer dizer que seja ruim apenas que meu estômago não tolera e meus olhos não gostam nem de ver. Vai que você algum dia vem para Coréia e se apaixona só de sentir o cheiro..vai

CASAMENTO NA CORÉIA DO SUL - PARTE 1 : REGISTRO CIVIL

Contei para vocês como conheci meu marido e quando decidimos oficializar nossa união. Mas sendo estrangeira eu deveria estar preparada para a enxurrada de documentos eu precisaria para casar aqui. Primeiro gostaria de dizer que o casamento civil na Coréia do Sul é bem diferente do que acontece no Brasil. Ai estamos acostumados a ir ao cartório, toda arrumada, com a presença da família e testemunhas e depois alguma breve recepção. Fonte: Kellyfontes Deleta tudo isso! Aqui é tipo: to aqui em casa de bobeira, vamos ali casar? rsrs. Tudo muito objetivo, é como ir se matricular numa faculdade. Sendo brasileira, que documentos vou precisar?Vou tentar dar um passo-a-passo para simplificar: 1. Antes de vir para Coréia, providencie a segunda via da sua certidão de nascimento (você irá precisar muito dela). 2. No site da  Embaixada do Brasil em Seul  preencha o formulário de Declaração de Estado Civil e peça para duas testemunhas assinarem e reconheça em cart