Pular para o conteúdo principal

10 COISAS QUE NUNCA TE CONTARAM SOBRE A COREIA!



Hoje resolvi fazer um post mais sobre curiosidades da vida na Coreia que nunca ninguém te contou. Tenho pensado nesse assunto , como você acha que é o dia a dia por aqui?

1. Na Coreia existe uma lei chamada Kim Young-Ran que entrou em vigor em 2016 que visa acabar com o ato de dar presentes  como troca de favores com qualquer pessoa que trabalhe em cargos públicos, mídia e educação. 

Isso quer dizer que se você tem um professor super bacana e tava pensando em comprar um presentinho para ele, esqueça! Nem uma balinha é possível.

Limites monetários rigorosos foram colocados em vigor sobre o quanto pode ser gasto em "presentes" e se você for pego aceitando dinheiro acima desse limite, pode ser multado em até 5 vezes a quantia do dinheiro aceito ou pode até mesmo ser enviado à prisão. Mas se seu filho estiver se formando e quiser dar um presente para a antiga professora, o mesmo é liberado pois o relacionamento já estará livre de possíveis favores. 

Na dúvida, dê um belo sorriso e agradeça. 




2. A esposa é a responsável por...uns 90% de todas as responsabilidades da casa!

Esta pensando em casar com um coreano e morar na Coreia? Então se prepare. Além dos deveres comuns de cuidar da casa, você terá responsabilidades como: cuidar do orçamento, das crianças, do sogro, da sogra, as mulheres (nos feriados) são as responsáveis por toda a preparação das comidas (antes, durante e depois)  e de servir também.



3. Você em algum momento, ou vários, será cobrada por ser fluente na língua coreana!

Não importa se você esta morando na Coreia a 1 mês ou a 10 anos, a família do seu marido sempre que puder vai lhe cobrar para falar apenas e somente em coreano. 

" Você já esta morando aqui há 1 mês e ainda não fala coreano?"...e por ai vai... 

Eu até entendo a cobrança, afinal nós temos muitas responsabilidades na vida coreana e isso requer o máximo possível que sejamos fluentes. 


4. Onde você vai? 

Os coreanos tem um hábito de quando lhe verem na rua ao invés de lhe cumprimentarem com o tradicional "Oi, tudo bem? ", eles vão perguntar onde você esta indo "Olá, ta indo para onde?". Eles não querem saber exatamente para onde você está indo, é mais um hábito e uma forma diferente de cumprimentar.

5. Coreanos são seres naturalmente "brigões". 

Se eles acharem que algo esta errado, se algo incomodar, se algo simplesmente não existir e mesmo assim eles quiserem se incomodar, eles vão procurar briga. #medo



6. Eles são curiosíssimos, que para mim as vezes chega a ser falta de educação. (olha o choque cultural)

Imagine você parada com uma sacola, pode acontecer do coreano ao seu lado simplesmente pegar na sua sacola para saber o que tem dentro. #wtf

Ou eles simplesmente invadem seu espaço pessoal, ficam ali do seu lado na hora que você esta sendo sei lá, atendido e ficam observando o que esta acontecendo. #odeiofeatqueromatar


7. Coreano dirige mal pra caramba!

Depois que eu tirei minha licença para dirigir, comecei a prestar mais atenção nas ruas e olha: respira!! Não fico surpresa pois quando estava na autoescola, soube que você não precisa de aulas parar tirar a carteira de habilitação, pode ir direto fazer a prova. Ai a pergunta é: como esse pessoal aprendeu a dirigir?

Quando pedi ao meu marido para me ensinar, dar algumas dicas para passar na prova eu simplesmente descobri ele não sabe muito das leis de transito e não era capaz de me ajudar. 



8. Coreanos são xenofóbicos? Alguns sim!

Eu particularmente nunca sofri de forma direta com a xenofobia de alguns coreanos, mas sempre percebi vez ou outra alguém incomodado com minha presença. Conheço muitos brasileiros que já presenciaram momentos bem mais estressantes que eu.

Na maioria das vezes, eles simplesmente ignoram a sua presença não porque você é estrangeiro mas pelo medo de não conseguir (ou achar que não conseguem) se comunicar. A barreira da comunição!!!!

Existem locais que não aceitam a presença de estrangeiros e deixam isso bem explicito. Me incomodo? Não tanto como eu deveria! Posso estar errada em pensar assim? Posso, mas decidir não sofrer por essas pessoas com a mente tão pequena, afinal quem perde são eles. Eu que não vou insistir que me recebem onde não sou bem recebida e posso ser extremamente maltradada.

Assim como existem locais como esses, existem outros que amam receber estrangeiros e estão sempre de portas abertas. 





9. Existe um mercado grande de casamentos arranjados com mulheres de outros países asiáticos, mais comuns Vietnam, Filipinas, Indonesia, China.

Também adoram as mulheres dos países "ztão"..Geralmente elas são confundidas com prostitutas. E se você for branquinha, loira, olhos claros, eles já perguntam se você é russa... 

Tenho observado que a maioria dos coreanos são bem mais velhos que as mulheres e olha, posso até estar errada (opnião pessoal) mas são pouquissimas as que parecem ser realmente felizes no casamento. Nas minhas aulas de coreano mesmo, algumas soltam piadas bem pesadas com relação aos maridos que eu fico oh...passada.



10. Banheiros old style ainda existem!

Quando você pensa em Coreia do Sul, o que vem em mente: país avançado, super desenvolvido e evoluido, tudo eletronico e do mais moderno...mas... ninguém te avisou que mesmo moderno, ainda existem, principalmente nos banheiros públicos e interiores, sanitários acoplados no chão para você ficar abaixada (de cócoras?) rsrs





Quer saber mais sobre a vida na Coreia?  Siga-nos e fique por dentro!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FUNERAL NA CORÉIA DO SUL

Eu não achei que eu fosse escrever tão cedo sobre esse assunto mas enquanto tenho vívido na minha memória, gostaria de compartilhar com vocês sobre o funeral na Coreia do Sul. Recentemente minha sogra faleceu e sendo meu marido o primogênito, precisou ficar a frente de todo o processo e eu como esposa sempre acompanhando. Não sei se vocês sabem mas aqui tem o velório tradicional e o moderno e o que posso contar com detalhes é o moderno. Com duração de 3 dias, o funeral inicia com o aluguel de uma sala em que consta um refeitório para receber amigos e parentes e uma sala com o altar para as reverências ao falecido, com foto, flores velas, incensos, frutas etc.. Dia 1 Os homens ficam vestidos de terno preto e blusa branca e as mulheres usam tipo um hanbok preto com laço branco no cabelo. Foto retirada da internet O primogênito além do terno, usou no primeiro dia tipo um jaleco branco, vestido apenas pela metade, para simbolizar o inicio do processo do velór

TOP 5: COMIDAS COREANAS ESTRANHAS

Morando na Coréia obviamente que rola aquele choque cultural e a primeira coisa que eu sinto falta quando viajo é da comidinha de casa. Aqui não seria diferente uma vez que tudo é muito apimentado (tipo apimentado mesmo), carne de vaca é muito cara, se come muito porco e o frango frito coreano é bem famosinho. A primeira vez que vim a Coréia, em 2014, eu precisei de 1 mês para me adaptar e durante esse tempo perdi alguns quilinhos. Kimchi? Nem pensar, eu não queria nem sentir o cheiro. Carne de porco? Nunca tinha comido (eu sempre lembrava das minhas aulas de ciências sobre os vermes que vinham dos porcos kkk) Com certeza prestei atenção nessa aula kkkk Por isso hoje quero mostrar para vocês algumas comidas que eu não como nem que a vaca tussa. Mas vejam só, isso é uma opnião pessoal, não quer dizer que seja ruim apenas que meu estômago não tolera e meus olhos não gostam nem de ver. Vai que você algum dia vem para Coréia e se apaixona só de sentir o cheiro..vai

CASAMENTO NA CORÉIA DO SUL - PARTE 1 : REGISTRO CIVIL

Contei para vocês como conheci meu marido e quando decidimos oficializar nossa união. Mas sendo estrangeira eu deveria estar preparada para a enxurrada de documentos eu precisaria para casar aqui. Primeiro gostaria de dizer que o casamento civil na Coréia do Sul é bem diferente do que acontece no Brasil. Ai estamos acostumados a ir ao cartório, toda arrumada, com a presença da família e testemunhas e depois alguma breve recepção. Fonte: Kellyfontes Deleta tudo isso! Aqui é tipo: to aqui em casa de bobeira, vamos ali casar? rsrs. Tudo muito objetivo, é como ir se matricular numa faculdade. Sendo brasileira, que documentos vou precisar?Vou tentar dar um passo-a-passo para simplificar: 1. Antes de vir para Coréia, providencie a segunda via da sua certidão de nascimento (você irá precisar muito dela). 2. No site da  Embaixada do Brasil em Seul  preencha o formulário de Declaração de Estado Civil e peça para duas testemunhas assinarem e reconheça em cart