Pular para o conteúdo principal

LICENÇA PARA DIRIGIR NA COREIA DO SUL (ÚLTIMA PARTE) - AUTOESCOLA & PROVA



Oi pessoal! Finalmente voltamos para falar um pouco sobre como é tirar a carteira de motorista aqui na Coreia.

Depois de passar na prova teórica, imediatamente nos matriculamos em uma autoescola na minha cidadezinha. Infelizmente não encontrei nenhuma que falasse inglês então tinha que usar todo meu coreano nas aulas. (em cidades maiores você encontra instruções em inglês).




Para minha surpresa, autoescola na Coreia é uma pequena FORTUNA! Para vocês terem uma idéia de valores vejam só quanto eu paguei em dólares:

1. 3 horas de instrução + 5 horas de aulas dentro da escola + 8 horas de aulas na rua = U$ 740 dólares

2. Despesas com material (que não abri em nenhum dia)= U$10 dólares

3. Seguro = U$ 14 dólares

Total pago = U$764 (considerando o dólar a R$ 3,85) paguei cerca de  R$2.941,40 reais por apenas e somente 16 horas!!!



Fiquem mais surpresos ainda em saber que você não precisa fazer autoescola para tentar tirar sua licença. Você pode diretamente marcar sua prova prática. (isso explica muito porque os coreanos dirigem super mal, ou nunca fizeram autoescola ou se fizeram, não deve ter feito muita diferença mesmo hehehe).

Minhas 3 horas de instrução constiruiram-se em assistir videos e me traumatizar com acidentes terriveis. (ouvi falar que no Brasil era parecido)

As 5 horas de aula dentro da escola, tinhamos que aprender o basicão para passar na segunda prova: ligar o carro, desligar, ligar luzes, freiar etc. Tudo feito conforme as ordem do computador: o que o computador mandar você fazer, faça. Abaixo um video exatamente como se parece essa segunda prova:



Fizemos a  nossa segunda prova e graças a Deus passamos também. Ai sim recebemos autorização para treinar na rua. 

Minhas 8 horas de instrução foram basicamente em memorizar 4 caminhos e um desses seria minha prova prática. Um computador também daria as ordem e faria o sorteio sobre qual curso eu deveria fazer.

Exemplo do caminho A:



Todos os dias das minhas aulas, eu pegava um instrutor diferente. Não tinha um fixo que sempre me acompanhava não. Sempre senti eles meio tensos comigo porque enfim eu era a estrangeira do pedaço, eles estavam acostumados com chineses e vietnamitas que são mais comuns mas eu era a primeira ocidental da escola. Felizmente com o tempo eles foram se acostumando e imagino que o maior medo deles e o meu era a barreira da lingua que soubemos trabalhar sem problemas.

Minha prova estava marcada para o sábado as 10:30h da manhã e eu estava como:


No Brasil eu sei que o medo do pessoal é a baliza mas aqui, eu ainda não descobri qual é o medo deles rsrs. A única baliza que eu fiz foi para a segunda prova (daquelas 5hrs de prática) e foi por demais fácil (resumindo eu não sei estacionar kkkkk)

Ah mais um detalhe, os carros são todos câmbio automáticos.


Chegando o dia da prova mais um medo: chover! Eu tinha praticado em um dia de chuva e tinha achado horrível, fiquei bem tensa com essa possibilidade na hora da minha prova mas felizmente não aconteceu.

O computador sorteou o percurso D e la vamos nós!


De 100 pontos, para conseguirmos passar precisavamos de 70 ou mais. Além de seguir corretamente as leis de trânsito, eu deveria também seguir qualquer ordem que o avaliador me desse. 


Passamos? Não passamos? E agora senhor? Passamos!!!


Estamos oficialmente licenciadas para dirigir nesse país!  Na próxima semana já irei buscar minha carteira de habilitação e se preparem que vamos turistar muito!!

Carteira de habilitação coreana
Ficou com alguma dúvida?  Quer saber mais sobre licença para dirigir na Coreia? Deixe sua mensagem que será um prazer em lhe ajudar ^^

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FUNERAL NA CORÉIA DO SUL

Eu não achei que eu fosse escrever tão cedo sobre esse assunto mas enquanto tenho vívido na minha memória, gostaria de compartilhar com vocês sobre o funeral na Coreia do Sul. Recentemente minha sogra faleceu e sendo meu marido o primogênito, precisou ficar a frente de todo o processo e eu como esposa sempre acompanhando. Não sei se vocês sabem mas aqui tem o velório tradicional e o moderno e o que posso contar com detalhes é o moderno. Com duração de 3 dias, o funeral inicia com o aluguel de uma sala em que consta um refeitório para receber amigos e parentes e uma sala com o altar para as reverências ao falecido, com foto, flores velas, incensos, frutas etc.. Dia 1 Os homens ficam vestidos de terno preto e blusa branca e as mulheres usam tipo um hanbok preto com laço branco no cabelo. Foto retirada da internet O primogênito além do terno, usou no primeiro dia tipo um jaleco branco, vestido apenas pela metade, para simbolizar o inicio do processo do velór

TOP 5: COMIDAS COREANAS ESTRANHAS

Morando na Coréia obviamente que rola aquele choque cultural e a primeira coisa que eu sinto falta quando viajo é da comidinha de casa. Aqui não seria diferente uma vez que tudo é muito apimentado (tipo apimentado mesmo), carne de vaca é muito cara, se come muito porco e o frango frito coreano é bem famosinho. A primeira vez que vim a Coréia, em 2014, eu precisei de 1 mês para me adaptar e durante esse tempo perdi alguns quilinhos. Kimchi? Nem pensar, eu não queria nem sentir o cheiro. Carne de porco? Nunca tinha comido (eu sempre lembrava das minhas aulas de ciências sobre os vermes que vinham dos porcos kkk) Com certeza prestei atenção nessa aula kkkk Por isso hoje quero mostrar para vocês algumas comidas que eu não como nem que a vaca tussa. Mas vejam só, isso é uma opnião pessoal, não quer dizer que seja ruim apenas que meu estômago não tolera e meus olhos não gostam nem de ver. Vai que você algum dia vem para Coréia e se apaixona só de sentir o cheiro..vai

CASAMENTO NA CORÉIA DO SUL - PARTE 1 : REGISTRO CIVIL

Contei para vocês como conheci meu marido e quando decidimos oficializar nossa união. Mas sendo estrangeira eu deveria estar preparada para a enxurrada de documentos eu precisaria para casar aqui. Primeiro gostaria de dizer que o casamento civil na Coréia do Sul é bem diferente do que acontece no Brasil. Ai estamos acostumados a ir ao cartório, toda arrumada, com a presença da família e testemunhas e depois alguma breve recepção. Fonte: Kellyfontes Deleta tudo isso! Aqui é tipo: to aqui em casa de bobeira, vamos ali casar? rsrs. Tudo muito objetivo, é como ir se matricular numa faculdade. Sendo brasileira, que documentos vou precisar?Vou tentar dar um passo-a-passo para simplificar: 1. Antes de vir para Coréia, providencie a segunda via da sua certidão de nascimento (você irá precisar muito dela). 2. No site da  Embaixada do Brasil em Seul  preencha o formulário de Declaração de Estado Civil e peça para duas testemunhas assinarem e reconheça em cart