Pular para o conteúdo principal

Gravidez e o Governo Coreano


Olá meus caros, vamos começar a temporada de assuntos relacionados a gravidez aqui na Coreia. Então se você tem interesse de saber quais as vantagens e desvantagens de se ter um baby por aqui, continue nos seguindo!

A Coreia nos últimos anos vem sofrendo com a diminuição no número de nascimentos e isso tem contribuído com a diminuição da população. 

As mulheres estão finalmente se posicionando e criando consciência de que podem ser muito mais do que esposa e mãe. 

Vi o resultado de uma pesquisa sobre filhos após o casamento e como era de se esperar (ou não), mais da metade dos coreanos de 13 a 29 anos acha que não é necessário ter filhos depois do casamento, aumentando as preocupações em torno da já continuamente baixa taxa de natalidade do país.

Statistics Korea

A forma como o governo tem tentado contornar essa situação é através de incentivos durante e após a gravidez (o que eu acho que não ajuda muito já que os auxílios não são eternos). 

Vou listar alguns desses benefícios para vocês terem uma idéia do que é se preparar para ter um filho aqui.

1. Happy Card (Voucher de desconto para cuidados pré-natais)



Quando sua gravidez é confirmada, a nova mamãe recebe do governo um cartão que contém um quantia em dinheiro para ser usado em suas consultas do pré-natal e é extendido para outros serviços também que possa ajudar nesse período.

Atualmente esse valor é de 600,000 won (aproximadamente R$2.700,00 reais). Em 2021 haverá um reajuste e o valor será mais gordinho ^^

As mulheres grávidas com nascimentos múltiplos (gêmeos, trigêmeos etc) recebem 1 milhão de won)

※ Um adicional de  200.000 won para aqueles que são vulneráveis ​​ao parto.

2. Public Health (Centro de saúde público)

Grávidas: Realizam avaliações psicológicas e sociais ao cadastrar mulheres grávidas em centros de saúde

Consulta básica após o parto: Avaliação da depressão pós-parto e educação sobre saúde da mãe e do bebê (amamentação, etc.)

Visitas contínuas ao descobrir casos de alto risco: Aconselhamento educacional, cuidados de saúde e orientação e suporte de serviços relacionados.

Suporte para despesas de exames para gestantes com deformidades fetais

Apoio para cuidados de saúde materna e neonatal 

Entre outros serviços...

*alguns benefícios são necessários ter uma renda média básica para ter acesso.

Com seu documento emitido pelo hospital e assinado pelo médico confirmando sua gravidez, no centro de saúde público da sua cidade você consegue benefícios como:

  • Tag de grávida (para você utilizar em transportes públicos e garantir seu lugar preferencial), bem como adeviso para o carro para vagas preferenciais também.

Tag para o carro

Tag para transporte público
  • Suplementos como ácido fólico e ferro
Você pode receber regularmente ácido fólico e ferro durante sua gravidez, totalmente gratuito.

3. Supply of eco-friendly agricultural products (Fornecimento de produtos agrícolas ecológicos)
As gravidinhas podem adquirir produtos fornecidos por produtores locais com super descontos por 12 meses.
Esse kit abaixo pro exemplo, normalmente sairia por 60,000won (cerca de R$ 270.00 reais). Mas com desconto, as grávidas pagam apenas 12,000 won (cerca de R$ 54,00 reais).

4. KTX/SRT Train Discount

No trem do KTX ,você pode reservar um assento na ala especial com preço normal (tipo VIP com preço de economica) e tem direito a um acompanhante. 
(2 ingressos por pessoa, 2 vezes ao dia, 8 vezes ao mês)

 Já o SRT as gravidinhas tem um desconto de 30% na compra do seu bilhete.

5. Desconto na conta de enérgia e gás.

Mulheres que estão grávidas ou com menos de 6 meses após o parto tem direito a um voucher de desconto na conta de energia e gás. 

Temos um verão mega quente e úmido e um inverno rígido e seco. Esse desconto é um super quebra galho.

6. Assistentes de cuidados pós-parto


Se a nova mamãe esta preocupada com o pós-parto e cuidados da casa e do bebê, aqui vai uma ajudinha do governo.

É oferecido um voucher de desconto para se contratar uma ajudante que fica com você no horário comercial de 9:00am as 18:00pm.

Essa pessoa vai ajudar a cuidar do bebê, cozinhar para VOCÊ e se tiver um tempinho sobrando, ajudar também a limpar a casa. A sua ajudante esta a disposição apenas e unicamente de você e do bebê. Os outros membros da casa que lutem!

Obs: Você também pode solicitar o serviço em caso de natimorto ou aborto espontâneo ocorrido após 16 semanas de gravidez, dentro de 30 dias a partir da data de confirmação.


Bom acho que falei demais né?😅 Existem muitos serviços oferecidos pelo governo e listei apenas alguns para vocês.

Se você vai ter acesso ou não, vai depender da renda famíliar. O que eu puder usufruir, estarei lá na porta solicitando rsrs

Gostaram? Tem dúvidas? Fiquem a vontade para perguntar! 

Até a próxima!

Comentários

  1. Oi, tava pesquisando sobre funerais ao redor do mundo e descobri seu blog. Você tem Instagram tbm além do blog?Desde já te desejo felicidades com o bebê q caminho e um bom parto. Li a matéria sobre funeral e quando percebo já havia lido todas as matérias aqui do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela mensagem. Infelizmente não tenho conta no insta dedicado a vida na Coreia, quem sabe eu me anime algum dia para fazer rsrs.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FUNERAL NA CORÉIA DO SUL

Eu não achei que eu fosse escrever tão cedo sobre esse assunto mas enquanto tenho vívido na minha memória, gostaria de compartilhar com vocês sobre o funeral na Coreia do Sul. Recentemente minha sogra faleceu e sendo meu marido o primogênito, precisou ficar a frente de todo o processo e eu como esposa sempre acompanhando. Não sei se vocês sabem mas aqui tem o velório tradicional e o moderno e o que posso contar com detalhes é o moderno. Com duração de 3 dias, o funeral inicia com o aluguel de uma sala em que consta um refeitório para receber amigos e parentes e uma sala com o altar para as reverências ao falecido, com foto, flores velas, incensos, frutas etc.. Dia 1 Os homens ficam vestidos de terno preto e blusa branca e as mulheres usam tipo um hanbok preto com laço branco no cabelo. Foto retirada da internet O primogênito além do terno, usou no primeiro dia tipo um jaleco branco, vestido apenas pela metade, para simbolizar o inicio do processo do velór

TOP 5: COMIDAS COREANAS ESTRANHAS

Morando na Coréia obviamente que rola aquele choque cultural e a primeira coisa que eu sinto falta quando viajo é da comidinha de casa. Aqui não seria diferente uma vez que tudo é muito apimentado (tipo apimentado mesmo), carne de vaca é muito cara, se come muito porco e o frango frito coreano é bem famosinho. A primeira vez que vim a Coréia, em 2014, eu precisei de 1 mês para me adaptar e durante esse tempo perdi alguns quilinhos. Kimchi? Nem pensar, eu não queria nem sentir o cheiro. Carne de porco? Nunca tinha comido (eu sempre lembrava das minhas aulas de ciências sobre os vermes que vinham dos porcos kkk) Com certeza prestei atenção nessa aula kkkk Por isso hoje quero mostrar para vocês algumas comidas que eu não como nem que a vaca tussa. Mas vejam só, isso é uma opnião pessoal, não quer dizer que seja ruim apenas que meu estômago não tolera e meus olhos não gostam nem de ver. Vai que você algum dia vem para Coréia e se apaixona só de sentir o cheiro..vai

CASAMENTO NA CORÉIA DO SUL - PARTE 1 : REGISTRO CIVIL

Contei para vocês como conheci meu marido e quando decidimos oficializar nossa união. Mas sendo estrangeira eu deveria estar preparada para a enxurrada de documentos eu precisaria para casar aqui. Primeiro gostaria de dizer que o casamento civil na Coréia do Sul é bem diferente do que acontece no Brasil. Ai estamos acostumados a ir ao cartório, toda arrumada, com a presença da família e testemunhas e depois alguma breve recepção. Fonte: Kellyfontes Deleta tudo isso! Aqui é tipo: to aqui em casa de bobeira, vamos ali casar? rsrs. Tudo muito objetivo, é como ir se matricular numa faculdade. Sendo brasileira, que documentos vou precisar?Vou tentar dar um passo-a-passo para simplificar: 1. Antes de vir para Coréia, providencie a segunda via da sua certidão de nascimento (você irá precisar muito dela). 2. No site da  Embaixada do Brasil em Seul  preencha o formulário de Declaração de Estado Civil e peça para duas testemunhas assinarem e reconheça em cart