Olá meus caros, vamos começar a temporada de assuntos relacionados a gravidez aqui na Coreia. Então se você tem interesse de saber quais as vantagens e desvantagens de se ter um baby por aqui, continue nos seguindo!
A Coreia nos últimos anos vem sofrendo com a diminuição no número de nascimentos e isso tem contribuído com a diminuição da população.
As mulheres estão finalmente se posicionando e criando consciência de que podem ser muito mais do que esposa e mãe.
Vi o resultado de uma pesquisa sobre filhos após o casamento e como era de se esperar (ou não), mais da metade dos coreanos de 13 a 29 anos acha que não é necessário ter filhos depois do casamento, aumentando as preocupações em torno da já continuamente baixa taxa de natalidade do país.
Statistics Korea |
A forma como o governo tem tentado contornar essa situação é através de incentivos durante e após a gravidez (o que eu acho que não ajuda muito já que os auxílios não são eternos).
Vou listar alguns desses benefícios para vocês terem uma idéia do que é se preparar para ter um filho aqui.
1. Happy Card (Voucher de desconto para cuidados pré-natais)
Atualmente esse valor é de 600,000 won (aproximadamente R$2.700,00 reais). Em 2021 haverá um reajuste e o valor será mais gordinho ^^
As mulheres grávidas com nascimentos múltiplos (gêmeos, trigêmeos etc) recebem 1 milhão de won)
※ Um adicional de 200.000 won para aqueles que são vulneráveis ao parto.
2. Public Health (Centro de saúde público)
Grávidas: Realizam avaliações psicológicas e sociais ao cadastrar mulheres grávidas em centros de saúde
Consulta básica após o parto: Avaliação da depressão pós-parto e educação sobre saúde da mãe e do bebê (amamentação, etc.)
Visitas contínuas ao descobrir casos de alto risco: Aconselhamento educacional, cuidados de saúde e orientação e suporte de serviços relacionados.
Suporte para despesas de exames para gestantes com deformidades fetais
Apoio para cuidados de saúde materna e neonatal
Entre outros serviços...
*alguns benefícios são necessários ter uma renda média básica para ter acesso.
Com seu documento emitido pelo hospital e assinado pelo médico confirmando sua gravidez, no centro de saúde público da sua cidade você consegue benefícios como:
- Tag de grávida (para você utilizar em transportes públicos e garantir seu lugar preferencial), bem como adeviso para o carro para vagas preferenciais também.
Tag para o carro |
Tag para transporte público |
- Suplementos como ácido fólico e ferro
5. Desconto na conta de enérgia e gás.
Mulheres que estão grávidas ou com menos de 6 meses após o parto tem direito a um voucher de desconto na conta de energia e gás.
Temos um verão mega quente e úmido e um inverno rígido e seco. Esse desconto é um super quebra galho.
6. Assistentes de cuidados pós-parto
Se a nova mamãe esta preocupada com o pós-parto e cuidados da casa e do bebê, aqui vai uma ajudinha do governo.
É oferecido um voucher de desconto para se contratar uma ajudante que fica com você no horário comercial de 9:00am as 18:00pm.
Essa pessoa vai ajudar a cuidar do bebê, cozinhar para VOCÊ e se tiver um tempinho sobrando, ajudar também a limpar a casa. A sua ajudante esta a disposição apenas e unicamente de você e do bebê. Os outros membros da casa que lutem!
Obs: Você também pode solicitar o serviço em caso de natimorto ou aborto espontâneo ocorrido após 16 semanas de gravidez, dentro de 30 dias a partir da data de confirmação.
Bom acho que falei demais né?😅 Existem muitos serviços oferecidos pelo governo e listei apenas alguns para vocês.
Se você vai ter acesso ou não, vai depender da renda famíliar. O que eu puder usufruir, estarei lá na porta solicitando rsrs
Gostaram? Tem dúvidas? Fiquem a vontade para perguntar!
Até a próxima!
Oi, tava pesquisando sobre funerais ao redor do mundo e descobri seu blog. Você tem Instagram tbm além do blog?Desde já te desejo felicidades com o bebê q caminho e um bom parto. Li a matéria sobre funeral e quando percebo já havia lido todas as matérias aqui do blog.
ResponderExcluirOlá! Obrigada pela mensagem. Infelizmente não tenho conta no insta dedicado a vida na Coreia, quem sabe eu me anime algum dia para fazer rsrs.
Excluir